Título: 'Não são poucos os que querem jogar para dentro do palácio algum erro'
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/08/2005, Nacional, p. A10

PROJETOS: "Seria muito mais fácil, para qualquer governante do País, governar apenas para uma parte dos brasileiros que já conquistou a cidadania, seria muito mais fácil a gente governar apenas para aqueles que conseguem audiência conosco dentro do palácio, que muitas vezes vão ao palácio com projetos extraordinários, projetos importantes, mas que às vezes custam bilhões e bilhões. Nós não queremos deixar de atender os grandes projetos, mas não podemos, em nenhum momento, deixar de dar ao povo pobre deste país a oportunidade de conquistar a cidadania, de morar melhor, de estudar melhor, de trabalhar melhor, de comer melhor e de poder criar os seus filhos com dignidade. E isso, nem todo mundo gosta." BOLSA-FAMÍLIA: "Tem gente que fala assim: `Presidente, por que gastar 7 bilhões com Bolsa-Família? Isso é dar esmola. O povo precisa é de emprego.¿ O objetivo do Bolsa-Família é exatamente esse. É encher a barriga das pessoas até que surja a oportunidade de emprego, porque se não tivesse o Bolsa-Família muitos morreriam antes de ter acesso a um posto de trabalho, a uma oportunidade."

BRASIL: "Tem uma parte do Brasil que já conquistou a cidadania, tem uma parte do Brasil que come três vezes ao dia, tem uma parte do Brasil que tem acesso às melhores escolas, aos melhores médicos, às melhores casas, e nós precisamos cuidar da parte mais pobre que ainda não teve oportunidade. E isso exige paciência porque governar um país com a dimensão do Brasil não é uma tarefa simples."

ORIGEM: "Se em algum momento da história deste país tivemos governantes que não souberam olhar no olho do povo pobre sem pensar em eleição, que não souberam olhar no olho do pobre sem pensar no dia do voto, quero dizer: eu trago nas minhas convicções a minha origem de um homem que não esquece de onde veio e sabe muito bem para onde vai."

NOVE MESES: "Muitas vezes, o que queremos fazer no Brasil não pode ser feito com a pressa que gostaríamos. Eu, de vez em quando, brinco com a Marisa. Quando nos casamos, a Marisa logo ficou grávida, e como todo pai que vai ter o seu primeiro filho fica meio tantã, a gente não tem paciência de esperar os 9 meses, gostaria que nascesse no dia seguinte. E tem de esperar 9 meses, se nascer antes pode ter problemas. E também não pode ser depois, tem de ser no tempo certo. A política é assim. Nós estamos construindo a base para fazer com que esse povo pobre do país possa viver com dignidade e com decência."

CRISE POLÍTICA: "Eu sei que tem uma crise política e sei dos objetivos da crise. O papel do presidente da República é não perder a paciência nunca. Qualquer cidadão pode ficar nervoso, pode xingar. Toda vez que fico meio nervoso a Marisa é a primeira a me chamar a atenção: `Você não pode, você é o presidente da República, você tem de contar até dez antes de falar.¿ Muitas vezes, por mais que esteja irritado ou nervoso, eu não posso dizer tudo o que eu penso em função do cargo e também porque sei que o povo não gosta de um presidente que fica gritando, que fica berrando. O povo quer um presidente que converse com ele com a tranqüilidade com que uma mãe conversa com seu filho, com que um pai conversa com seu filho, com respeito."

JUSTIÇA: "O que não podemos nunca é perder de vista duas coisas: primeiro, a responsabilidade de afirmar a vocês que tantos quantos cometeram erros, praticaram ilícitos, serão punidos. Serão punidos da forma mais rigorosa, mas não podem ser punidos pelo presidente da República, o máximo que ele pode fazer é afastar. Depois, tem de passar pelos padrões da Justiça. Ela é que tem de julgar as pessoas, não o presidente."

ÉTICA: "A segunda coisa que eu queria dizer é que a vida inteira eu e milhões de companheiros por este país lutamos por justiça social, lutamos por ética, que são valores fundamentais na construção da família, que é a base de sustentação de uma nação. Se a família não estiver integrada, se não houver harmonia entre pai, mãe e filho, se não houver harmonia entre todos aqueles que compõem a base da sociedade, que é a estrutura familiar, tudo o mais fica difícil."

HARMONIA: "E o meu trabalho de presidente não é apenas administrar a grande política de Brasília, é cuidar para que a família brasileira viva em harmonia, viva em paz, que pai goste de filhos, que filhos gostem da mãe e juntos eles possam construir a base de uma nação livre e soberana que nós vamos consagrar no nosso país."

INVESTIGAÇÃO: "Não são poucos os que querem jogar para dentro do palácio algum erro, algum processo de corrupção. Eu estou mais aberto do que coração de mãe. Não tem nada mais maleável e sensível que coração de mãe. Portanto, não haverá da nossa parte nada que não possa favorecer qualquer investigação, lembrando que em três anos de governo a Polícia Federal, comandada pelo meu governo, prendeu mais corrupto do que nos últimos 30 anos neste país. E vai continuar prendendo seja quem for, de onde for, de que credo for, não tem importância."