Título: Alencar passa por angioplastia em SP
Autor: Rodrigo Pereira
Fonte: O Estado de São Paulo, 18/08/2005, Nacional, p. A11

O vice-presidente da República e ministro da Defesa, José Alencar, foi submetido ontem a uma angioplastia em São Paulo e ficará internado para observações até amanhã. Segundo o médico que coordenou a cirurgia, o cardiologista Roberto Kalil, o vice-presidente "volta à rotina na semana que vem". Alencar veio à capital paulista para um check-up geral, no Hospital Sírio Libanês. Os exames detectaram falta de sangue no lado esquerdo do coração e Alencar foi convencido pelos médicos a fazer de imediato um cateterismo - exame mais detalhado, uma sonda. O cateterismo comprovou pequena obstrução em uma artéria. Em seguida foi feita a angioplastia, que consiste em restituir com um pequeno balão o ponto de estrangulamento da artéria - também com uma sonda.

No caso de Alencar, foi fixada uma espécie de mola ou suporte conhecido por "stent" no local. Assim a artéria foi desobstruída e o coração deve voltar a transportar normalmente o fluxo sanguíneo. Segundo Kalil, o stent "tende" a ser a solução definitiva para esse problema e deve ser incorporado ao organismo do vice-presidente em semanas. Hoje o hospital deve divulgar um novo boletim médico. "O vice-presidente Alencar está conversando e comendo normalmente", contou o cardiologista em entrevista coletiva na tarde de ontem. "O procedimento foi com anestesia local e ele participou de todas as decisões com os médicos."

FAMÍLIA

O filho de José Alencar, o empresário Josué Christiano Gomes da Silva, acompanhou o vice-presidente no hospital. O médico Mauricio Ceschin, que é superintendente-corporativo do Hospital Sírio Libanês, afirmou que a mulher de Alencar, Mariza Gomes Campos da Silva, já estava em São Paulo. Os médicos disseram que ele conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por telefone logo após a cirurgia.

Kalil afirmou Alencar não reclamara de nenhuma dor ou problema, que os exames já estavam marcados e eram de rotina. Explicou ainda que a equipe deu atenção especial aos exames cardiológicos por causa "do histórico familiar dele", e assim detectou o problema no coração. "(O histórico) nos levou a pedir a cintilografia cardíaca, que é um exame mais sofisticado", disse, acrescentando que foi esse exame que detectou a obstrução na artéria. "A causa da obstrução é muito provavelmente hereditária."

O médico afirmou que a cirurgia evitou um provável enfarte. Ceschin definiu a intervenção como "medicina moderna, que corrige sem sentir nada antes", e garantiu que todos os outros exames estão normais "para a idade dele (73 anos)".

A última vez que Alencar foi submetido a exames médicos foi em fevereiro de 2004, quando sentiu dores abdominais. Foi detectado cálculo na vesícula, que teve de ser retirada.