Título: Tucanos reagem aos resultados com cautela
Autor: Carlos Marchi
Fonte: O Estado de São Paulo, 24/08/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - Os tucanos comemoraram com cautela o resultado da pesquisa divulgada ontem pelo Jornal Nacional, da TV Globo, em que pela primeira vez o prefeito de São Paulo, José Serra, supera o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na preferência do eleitorado caso a eleição de 2006 fosse hoje. Mais do que a possibilidade de vitória no primeiro turno, o que surpreendeu a cúpula do PSDB foi o desgaste do presidente Lula nos últimos 30 dias. "A grande surpresa foi o presidente ter um desempenho pior do que seu governo na pesquisa", resumiu o líder tucano na Câmara, Alberto Goldman (SP), ao salientar que, até agora, Lula sempre apresentou índices de aprovação superiores ao da administração federal. Mas nem por isso o PSDB mudará sua conduta no Congresso, passando a defender o impeachment do presidente.

"O PSDB vai se manter na linha da oposição diferenciada, de qualidade e sem radicalismo", afirma o presidente nacional do partido, senador Eduardo Azeredo (MG). Nada de salto alto por conta da pesquisa. Até porque, pondera Goldman, a sociedade ainda não se inclina por uma solução traumática. Em vez do afastamento do presidente, o que a opinião pública deseja, ao menos por enquanto, é a solução eleitoral.

A cúpula tucana faz questão de salientar que, do ponto de vista eleitoral, a pesquisa tem valor relativo, já que falta pouco mais de um ano da corrida sucessória. "Recebo o resultado com tranqüilidade em relação ao PSDB, mas com alguma tensão em relação ao presidente", diz o líder no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), receoso de que Lula acredite que a saída para superar o desgaste é confrontar com oposição. "Se com a ameaça de confronto ele perdeu tudo isso, com o confronto para valer ele perde o resto de apoio que tem na opinião pública", aposta o senador.