Título: ThyssenKrupp aprova projeto com a Vale
Autor: Agnaldo Brito
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2005, Economia & Negócios, p. B6

Direção da maior siderúrgica alemã dá sinal verde para o investimento de US$ 1,8 bilhão em Sepetiba

A ThyssenKrupp, maior companhia siderúrgica da Alemanha, aprovou o plano para investir US$ 1,880 bilhão no Brasil. A empresa construirá perto do Porto de Sepetiba, no Estado do Rio de Janeiro, uma nova usina siderúrgica. A construção da unidade, a ser denominada Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), terá participação da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), a maior produtora de minério de ferro do mundo. A participação da Vale no empreendimento será de 10%.

A capacidade de produção da usina chegará a 4,4 milhões de toneladas de aço laminado por ano, informou em comunicado a matriz da ThyssenKrupp, na Alemanha.

"Com base nas conclusões dos estudos de viabilidade e depois de alcançado um acordo sobre pontos-chave do projeto da fábrica de laminados, os diretores de supervisão discutiram o plano e aprovaram o projeto por unanimidade", informou a empresa, em nota.

A previsão é que a fábrica de laminados comece a produzir em meados de 2008, disse um porta-voz da ThyssenKrupp. Os laminados de aço serão produzidos depois da fabricação dos lingotes de minério de ferro e outros materiais fundidos.

A associação com a ThyssenKrupp faz parte de uma estratégia da Vale do Rio Doce. O objetivo da companhia é ampliar o número de clientes no mercado brasileiro. Oitenta e cinco por cento do minério de ferro produzido pela Vale é exportado.

O negócio com a siderúrgica alemã não é o único. A CVRD avalia junto com a chinesa Baosteel e a coreana Posco unidades siderúrgicas para o Estado do Maranhão.

A Vale afirma que a iniciativa da mineradora tem cunho estratégico, já que viabiliza a ampliação do parque siderúrgico brasileiro, hoje com produção de 35 milhões de toneladas por ano.