Título: Disposição de Lula é manter Palocci no comando da Fazenda
Autor: João Domingos e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2005, Nacional, p. A10

BRASÍLIA - A disposição inicial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é de manter no cargo o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. A avaliação de Lula e seus principais auxiliares, como Dilma Rousseff (Casa Civil) e Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), é de que Palocci no momento tem credibilidade para resistir a qualquer tipo de ataque. Caso o acúmulo de denúncias o enfraqueça a ponto de impedir sua permanência no governo, o nome mais cotado para substituí-lo é o do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Murilo Portugal. A eventual escolha de Portugal representaria um sinal da disposição do Planalto de manter a política conduzida por Palocci.

Assim que foi informado pelo porta-voz da Presidência da República, André Singer, e pelo chefe de Gabinete do Planalto, Gilberto Carvalho, do conteúdo da denúncia do advogado Rogério Buratti contra Palocci, Lula - que estava em Campinas - conversou várias vezes com o ministro da Fazenda. Sugeriu que ele se manifestasse logo.

Segundo um assessor do presidente, Palocci respondeu a Lula que o advogado, que fora seu auxiliar na prefeitura de Ribeirão Preto, vinha acenando com chantagens. No depoimento ao Ministério Público, Buratti disse que Palocci recebia R$ 50 mil das empresas de limpeza pública e entregava o dinheiro para o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.

No fim da tarde, Dulci divulgou nota em que critica a forma como as declarações de Buratti foram divulgadas pelo Ministério Público. "As acusações lançadas contra o ministro Palocci e divulgadas de maneira irresponsável, sem qualquer tipo de prova, ferem os princípios mais elementares do direito e prejudicam o País", reclamou.

MOBILIZAÇÃO

Enquanto Lula estava em Campinas, Murilo Portugal e o ministro das Relações Institucionais, Jaques Wagner, agiam em Brasília para acalmar os ânimos da oposição e reduzir o impacto da denúncia. "Palocci é um homem de respeitabilidade e responsabilidade. A nota divulgada pelo Ministério da Fazenda mostra que a denúncia não tem procedência nem consistência", disse Wagner.

Portugal telefonou para os principais líderes da oposição, como os senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM) e José Jorge (PFL-PE). Lembrava-os de que era apenas uma denúncia, de uma pessoa que estava presa e de credibilidade duvidosa. O secretário-executivo teve êxito na missão. A oposição, que logo depois da denúncia ameaçava convocar Palocci, resolveu aguardar novidades.

Na avaliação do Palácio do Planalto, a denúncia causou impacto de início, mas foi digerida ao longo do dia por causa de sua suposta fragilidade. Tanto que o mercado financeiro se recuperou, depois de ter vivido momentos de turbulência. O setor de inteligência do governo concluiu que a divulgação da denúncia faz parte uma tática da promotoria para entrar na investigação de outros casos que envolvem o PT.