Título: 'As pessoas são importantes, mas não imprescindíveis', diz Berzoini
Autor: Clarissa Oliveira
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2005, Nacional, p. A13

O secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, disse ontem que o mercado está maduro o suficiente para uma troca no Ministério da Fazenda, se necessário. "Não tenho dúvida, o Brasil está hoje com um amadurecimento do seu mercado financeiro, de suas instituições, do funcionamento normal dos instrumentos que regulam o mercado. As pessoas são importantes, mas não imprescindíveis." Na sua opinião, as denúncias feitas por Rogério Buratti contra o ministro Antonio Palocci "são fortes" e exigem explicação imediata. Para Berzoini, Palocci precisa esclarecer a situação, por ter uma responsabilidade central no governo, ao cuidar da área econômica.

"O ministro tem de se explicar o mais rápido possível, para dar uma palavra oficial ao País", disse ele. "Evidentemente são denúncias graves. Se houver veracidade, constitui uma grave falha de condução que evidentemente influenciará todo o desfecho da crise política."

Mas Berzoini não quis fazer uma avaliação pessoal sobre se Palocci deve ou não permanecer no cargo. "Acho que a gravidade da denúncia me coloca na posição de não comentar isto agora, senão seria um oportunismo de minha parte, considerando que tenho críticas à política econômica", explicou.

Ele insistiu que o PT não tem nenhum registro, ou relação oficial, com o suposto esquema denunciado por Buratti. "Se tivesse, seria por si só reconhecimento de um crime", disse, repetindo que o PT continua apoiando "a apuração profunda do caso".

"FASE DELIRANTE"

Já o presidente interino do PT, Tarso Genro, considerou um delírio as acusações de Buratti. "Estamos entrando numa fase delirante das denúncias. Como é que se dá destaque a um tipo de acusação como essa, de uma pessoa que está depondo sob delação premiada?", reclamou.

Segundo ele, Palocci é uma pessoa que tem uma história pública inquestionável e não deveria ser exposto dessa forma. "A acusação tem de ser apurada, obviamente, mas tudo o que Buratti disse não tem peso político e jurídico, porque não vem acompanhado de provas."

Tarso avalia que episódios como este podem prejudicar as investigações. "As CPIs começaram a perder o foco. Se continuar assim, estamos sob risco de um carnaval de denúncias com muito pouca apuração."

Ele afirmou que o PT não tomará nenhuma providência enquanto não ficar comprovada a veracidade da denúncia. "Até agora o que existe é a acusação de uma pessoa que está depondo sob delação premiada. Para nós, isso não serve de indício." Tarso considerou a nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, em resposta às denúncias, "enérgica e absolutamente suficiente".