Título: Parlamentares reconvocam Buratti, mas resistem a chamar Palocci
Autor: Rosa Costa e Elizabeth Lopes
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2005, Nacional, p. A17

BRASÍLIA - A CPI dos Bingos resolveu reconvocar o advogado Rogério Buratti para depor na próxima quarta-feira, mas ainda resiste à idéia de convocar o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Já o presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), descartou convocar Buratti para depor, depois de suas acusações no Ministério Público Estadual, em São Paulo, de que Palocci, quando prefeito de Ribeirão Preto, recebia mesada de R$ 50 mil de empreiteira. "Precisamos tomar cuidado com essa onda de denuncismo, porque pode prejudicar fortemente a economia e o País", alertou Delcídio. O relator da CPI dos Bingos, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), espera que quarta-feira Buratti "detalhe e apresente provas" das denúncias que fez ontem ao Ministério Público após ter sido preso e negociado a delação premiada.

O relator da CPI dos Correios, Osmar Serraglio (PMDB-PR), considerou as denúncias contra Palocci como uma "notícia forte, grave, mas que precisa ser investigada". "Basta o episódio do Toninho da Barcelona. Não podemos ser conduzidos", disse Serraglio, referindo-se às denúncias de Buratti. "É preciso ser prudente para não tornar as coisas mais incendiárias", alertou, em referência às acusações do doleiro Toninho da Barcelona em depoimento na Polícia Federal, em São Paulo, ouvido por um grupo de parlamentares da CPI dos Correios.

MENTIRAS

O senador Garibaldi destacou que Buratti "mentiu do começo ao fim" no depoimento que deu à CPI dos Bingos na semana passada. "Tínhamos indícios fortes da sua ligação no esquema de extorsão da Gtech e de outros episódios ocorridos em São Paulo, mas ele negou tudo", disse Garibaldi. "Esperamos que agora ele contribua com as investigações", completou.

Sobre seu patrimônio, Buratti disse aos senadores que tudo o que tinha era fruto do salário de R$ 45 mil que recebia da empresa Leão Leão. Disse ainda que desde 1994, quando deixou o cargo de secretário de Governo do então prefeito de Ribeirão, Antonio Palocci, seus contatos com o ministro da Fazenda passaram a se dar "em situações ocasionais", quando só se cumprimentavam.

A CPI dos Bingos, no entanto, exibiu dados da quebra de seu sigilo telefônico em que o número da casa de Palocci, do seu chefe de gabinete, Juscelino Dourado, e o da cafetina Jeany Mary Corner aparecem entre os mais acionados em fevereiro e março do ano passado.

O relator da CPI dos Bingos disse que, pelo menos por enquanto, não apoiará a iniciativa do senador José Jorge (PFL-PE) de convocar Palocci para depor. "Não apenas por ele (Palocci), mas porque isso causaria um abalo muito grande à economia do País, seria talvez até pior do que convocar o presidente Lula para depor", alegou. Para o senador Garibaldi Alves, a convocação de Palocci causaria "estragos sem tamanho" nas finanças públicas, inclusive no exterior.

Para o presidente da CPI dos Correios, Delcídio Amaral, o foco da CPI dos Correios será concentrado agora nos contratos dos Correios e nas movimentações financeiras do empresário Marcos Valério, incluindo contratos no exterior, identificando principalmente a origem desses recursos.