Título: Três foguetes contra navios dos EUA
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2005, Internacional, p. A20

ÁCABA, JORDÂNIA - Um grupo aparentemente ligado à rede Al-Qaeda lançou ontem de manhã três foguetes contra dois navios de guerra americanos ancorados no porto de Ácaba, no sudoeste da Jordânia, mas errou o alvo. Acabou atingindo a vizinha cidade israelense de Eilat e, do lado jordaniano, um hospital e um depósito do Exército. Um soldado jordaniano morreu e outro ficou ferido. Os militares localizaram imediatamente o local de onde partiram os disparos: um depósito no porto, alugado recentemente por quatro homens com passaportes iraquianos e egípcios. Toda a área foi isolada pelas forças de segurança, que iniciaram intensa caçada aos supostos atacantes.

Os ataques simultâneos foram audaciosos pelo uso de técnicas e armamento militar, especificamente foguetes Katiusha, de fabricação russa. Grupos iraquianos, palestinos e libaneses costumam usar esses projéteis, mas esta é a primeira vez que são lançados de território jordaniano.

Esse foi o primeiro ataque contra a frota naval americana no Oriente Médio desde o atentado suicida contra um destróier no Iêmen, cinco anos atrás, no qual morreram 17 marinheiros. Os navios americanos estão participando de manobras conjuntas com os jordanianos em Ácaba e usam depósitos militares no porto.

Pouco depois do ataque, o desconhecido grupo Brigadas do Mártir Abdullah Azzam da Al-Qaeda no Levante e no Egito assumiu a responsabilidade num comunicado num site de radicais islâmicos, fazendo acusações aos EUA e à Jordânia. O texto destaca que o alvo eram navios americanos ancorados em Ácaba e Eilat.

Esse grupo assumiu a autoria de vários atentados recentes, incluindo o que matou em julho 64 pessoas em Sharm el-Sheik, no Egito. No entanto, a autenticidade da mensagem foi posta em dúvida por outros sites islâmicos.

Os dois navios americanos deixaram logo em seguida o porto em direção a mar aberto. Segundo o comando da 5.ª Frota dos EUA, no Bahrein, um dos projéteis passou perto de um navio anfíbio usado no transporte de marines e como base para helicópteros militares. A bordo das duas embarcações havia cerca de 3.500 militares. "É quase certo concluir que eles queriam atingir um ou os dois navios militares ancorados em Ácaba", disse o comandante Jeff Breslau.

Uma fonte da segurança Jordânia informou que o alvo dos três foguetes parece ter sido mesmo os navios americanos.

Eilat e Ácaba ficam no Mar Vermelho, a 9 quilômetros de distância uma da outra. As duas são movimentadas cidades turísticas, muito procuradas por sua segurança e por serem ex celentes locais para mergulho.