Título: Israel começa a demolir colônias
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 20/08/2005, Internacional, p. A21

GADID, FAIXA DE GAZA - Buldôzeres do Exército israelense iniciaram ontem a demolição das colônias judaicas na Faixa de Gaza, começando por Atzmona, um povoado pequeno e recente, formado por trailers. A Autoridade Palestina pretende erguer prédios no lugar dos assentamentos, para abrigar mais de 200 mil palestinos. Ao mesmo tempo, a polícia e o Exército prosseguiram com a remoção dos colonos da Faixa de Gaza, encontrando forte resistência no assentamento de Gadid. Opositores da retirada israelense do território armaram barricadas e se entrincheiraram numa sinagoga, mas as forças de segurança conseguiram tirá-los em poucas horas.

Um balanço dos militares indica que mais de 80% dos quase 9 mil moradores já deixaram as colônias. Falta agora esvaziar apenas 4 dos 21 assentamentos. As operações foram interrompidas ontem à tarde antes do início do shabat, o período de descanso judaico, e só serão retomadas domingo. Um porta-voz da polícia confirmou que as autoridades pretendem processar os mais de 200 radicais, quase todos moradores de colônias na Cisjordânia, que se entrincheiraram na quinta-feira numa sinagoga de Kfar Darom e atacaram a polícia.

Pesquisa de opinião publicada pelo diário Yedioth Aharonoth mostrou que 89% dos israelenses aprovaram o modo como as forças de segurança lidaram com a situação e 70% ficaram comovidos com a dor dos colonos.

Em Rafah, cidade palestina no sul da Faixa de Gaza, centenas de pessoas participaram d e uma oração diante de uma colônia judaica esvaziada. Muitos usavam camisetas com a inscrição "Hoje Gaza, amanhã a Cisjordânia e Jerusalém". O presidente palestino, Mahmud Abbas, prometeu ontem "liberdade, empregos e casas para o povo de Gaza" depois que a desocupação israelense for completada.