Título: Repercussão anima Maia a investir em blog
Autor: Alexandre Rodrigues
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/08/2005, Nacional, p. A8

RIO - Adepto da informática, o prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), ficou ainda mais animado com o seu blog depois da repercussão das acusações de omissão que fez ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Desde o fim do mês passado, ele se dedica a colocar no ar, diariamente, comentários sobre a crise política no endereço www.cesarmaia.blogspot.com. Segundo assessores, esse tem sido o assunto preferido do prefeito nos últimos dias.

A idéia foi do grupo de universitários da Juventude Cesar Maia (JCM), tendência da ala jovem do PFL carioca. Os ajudantes também fazem pesquisas para o prefeito, mas o conteúdo é dele, garantem seus assessores.

Logo no início da manhã, o prefeito insere os primeiros textos. Ontem, ele pedia aos leitores que voltassem ao blog depois das 11h30 porque prometia informações novas sobre a suposta ação da máfia do lixo em Ribeirão Preto. Fez comentários sobre o depoimento do ex-deputado Valdemar Costa Neto à CPI do Mensalão e, à tarde, alertava que Rogério Buratti ainda não tinha sido encontrado pela polícia para ser notificado.

O entusiasmo do prefeito pelo blog, que recentemente apontou a conservação da cidade como o ponto fraco de sua administração, tem recebido críticas. Para o vereador Eliomar Coelho (PT), o blog do prefeito "passa para qualquer pessoa que este cidadão é um desocupado, não cuida da administração da cidade". Para o vereador, "blogar" é incompatível com a postura do prefeito de uma cidade como o Rio. Além disso, Coelho vê no instrumento "falta de seriedade com a coisa pública".

A população também tem manifestado desaprovação. Em cartas ao jornal O Globo, eleitores dizem que a função de Maia é "governar a cidade e não se manifestar sobre assuntos fora da sua esfera de atuação" e ainda "o prefeito, que está preocupado com a administração de Palocci, deveria se preocupar mais com sua própria administração".

Na base aliada, o vereador Márcio Pacheco (PSDB) defende: "Maia pode muito bem se comunicar na internet e administrar a cidade. Ele tem experiência para emitir pareceres e continua enfrentando da mesma forma os problemas do Rio".

"Faço o que fazia antes, só que com um instrumento novo: blog, em vez de rede (de e-mails)", justificou Maia, por e-mail. Ele argumenta que cumpre seu papel de político da oposição: critica a situação. Para ele, o blog é uma maneira de tornar públicos os comentários de políticos para pessoas que acham sua opinião relevante. "É um instrumento novo de ação política no Brasil. Nos EUA há várias experiências do tipo."