Título: Chefes dos 3 Poderes pedem `tranqüilidade¿
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/08/2005, Nacional, p. A13

Preocupado com o que tem classificado como exacerbação de atos do Ministério Público, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se com os presidentes dos demais Poderes ontem, no Palácio do Planalto, a fim de discutir a crise política, pedir tranqüilidade e assegurar ao País que as instituições estão em pleno funcionamento. Após 1 hora e 20 minutos de conversa, foi divulgada nota oficial conjunta, na qual todos afirmam que ¿desejam transmitir à sociedade, em um momento em que uma profusão de acusações vem a público, a tranqüilidade de que as instituições do Estado se encontram em pleno funcionamento, garantindo irrestrito prosseguimento das investigações em curso¿.

A nota começou a ser elaborada segunda-feira, com ajuda do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Ele participou do encontro ao lado do vice-presidente José Alencar, dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, da Câmara, Severino Cavalcanti, e do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, e do procurador-geral, Antonio Fernando Barros e Silva.

Também foi discutida a convocação do Conselho da República, mas o presidente Lula voltou a rejeitar a idéia. Uma das exigências dos participantes da reunião era que nenhuma crítica ou referência fosse feita ao trabalho dos procuradores. No Senado, havia ainda o temor de que a nota sugerisse que a Casa se subordinara ao Executivo.