Título: Missão brasileira não vê vídeos sobre Jean
Autor: João Caminoto
Fonte: O Estado de São Paulo, 25/08/2005, Internacional, p. A16

LONDRES - A comissão independente (IPCC) que investiga a morte de Jean Charles de Menezes assegurou ontem que possui todos os vídeos gravados pelas câmeras da estação Stockwell do metrô de Londres nos momentos que antecederam à execução do brasileiro no dia 22 de julho. Mas, segundo a missão brasileira que acompanha as investigações em Londres, a IPCC fez uma ressalva surpreendente: algumas câmeras, quebradas, não funcionaram. "Acho que temos todos os vídeos mas, como já disse anteriormente, não vamos acreditar em nada até que tenhamos verificado tudo com independência", disse o presidente da IPCC, Nick Hardwick. Segundo ele, os vídeos estão sendo cruciais para o inquérito. Hardwick ressaltou que não há razão para suspeitar que alguns vídeos ou qualquer outra evidência tenham sido suprimidos pela polícia. Contudo, admitiu que o atraso no início dos trabalhos de sua investigação causou preocupação.

Durante encontro com Hardwick, os três enviados especiais do governo brasileiro, vice-procurador-geral da República, Wagner Gonçalves, diretor da área internacional do ministério da Justiça, Márcio Garcia, e diretor do departamento de brasileiros residentes no Exterior do Itamaraty, embaixador Manoel Gomes Pereira, pediram para ver os vídeos. Não foram atendidos.

Hardwick afirmou que as imagens deverão ser mostradas aos familiares de Jean, mas não deixou claro se depois serão entregues aos representantes do governo brasileiro.