Título: Postos vagos em estatais atraem cobiça do PMDB
Autor: Irany Tereza
Fonte: O Estado de São Paulo, 28/08/2005, Nacional, p. A12

Seis cargos de diretoria de Furnas, Eletronuclear e Eletronorte estão sendo alvo de intensa disputa de vários partidos, à frente o PMDB. Esses cargos ficaram vagos há dois meses, com o afastamento de executivos suspeitos de participar do esquema de arrecadação irregular de recursos para partidos. Os conselhos de administração de Furnas e Eletronuclear farão reuniões amanhã e terça-feira, e poderão apontar substitutos para os diretores afastados. Numa reunião da Eletronorte na semana passada não houve consenso. A presidência da Eletronuclear, ocupada por Paulo Figueiredo, indicado pelo PC do B, também pode mudar. Ele já teria sido informado pelo governo. Um dos mais cotados para o cargo é José Drumond Saraiva, atual diretor financeiro da Eletrobrás.

"Estamos preocupados com uma possível manobra para escolha de diretores por critério exclusivamente político. Figueiredo é funcionário de carreira da Eletronuclear", assinala Sosígenes Rocha de Almeida, da associação de funcionários da estatal, que programou para terça-feira uma manifestação.

As denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB) sobre pressões para arrecadar "doações" mensais do IRB, que até 21 de maio era presidido por Luiz Appolonio Neto (PTB), envolveram as três estatais e a Infraero. Na Eletronuclear foram afastados o diretor de Gestão, Luiz Rondon Teixeira de Magalhães Filho, seu assessor Marcus Vinícius de Vasconcelos Ferreira, genro de Jefferson, e o diretor José Marcos Castilho.

Em 30 de junho os diretores de Furnas Dimas Fabiano Toledo (Engenharia), Rodrigo Botelho Campos (Gestão Corporativa) e José Roberto Cesaroni Cury (Financeiro) foram afastados pelo governo depois de novas denúncias de Jefferson, que revelou um esquema de desvio de dinheiro. Toledo, Campos e Cury foram apontados também no relatório de sindicância interna feita pelo IRB.