Título: Brasileiros inauguram capítulo do Clube de Roma
Autor: Patrícia Campos Mello
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/08/2005, Economia & Negócios, p. B3

Será lançado hoje o capítulo brasileiro do Clube de Roma, instituição internacional nascida em 1968 que reúne personalidades de todo o mundo para discutir problemas globais. Eis alguns integrantes do Clube de Roma no mundo: a Nobel da Paz Rigoberta Menchu, o ex-primeiro ministro da União Soviética Mikhail Gorbachov e o rei Juan Carlos I da Espanha. Quando fundado, o Clube de Roma lançou o relatório "Limites para o Crescimento", traduzido para 30 línguas e com 30 milhões de cópias distribuídas no mundo. Nele, um alerta para os efeitos negativos do padrão de crescimento da população mundial, industrialização, poluição e uso de recursos naturais. Heitor Gurgulino de Souza, que foi reitor da Universidade Federal de São Carlos e da Universidade das Nações Unidas no Japão, é o fundador da entidade no País. "No Brasil, queremos discutir problemas globais importantes para o País, como comércio internacional, propriedade intelectual e subsídios, entre outros temas."

Da palestra de abertura, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), participam os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e José Sarney, membros do clube, além de palestrantes como Luiz Carlos Bresser Pereira, Celso Lafer, Rubens Ricupero e o prefeito de São Paulo, José Serra.

O capítulo brasileiro contará com 80 integrantes, entre empresários, acadêmicos e políticos. No encerramento, uma mesa redonda sobre experiências de democratização pelos seguintes ex-presidentes: Fernando Henrique Cardoso, Rodrigo Carazo (Costa Rica) e Luis Lacalle Herrera (do Uruguai).