Título: Prêmio dá R$ 10 mil aos melhores projetos desenvolvidos
Autor: Renata Cafardo
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/08/2005, Vida&, p. A12

VALORIZAÇÃO: O Prêmio Crer para Ver/Inovando a EJA recebeu inscrições de 189 projetos de Educação de Jovens e Adultos no País. As cinco escolas vencedoras - uma em cada região - ganharão R$ 10 mil. Dois professores receberão viagens culturais pelo Brasil. A intenção da Fundação Abrinq ao criar o prêmio, além da valorização e da avaliação da EJA no País, foi também a de expandir sua atuação, até agora em projetos de ensino fundamental e infantil. "Completar um círculo de escolaridade é um direito do cidadão", diz coordenador do Programa Crer pra Ver na fundação, Celso Santiago.

A premiação tem o patrocínio da Natura, que, por meio de seus vendedores, tem identificado brasileiros que não completaram seus estudos. Cerca de 30 mil matrículas em EJA foram feitas em 2005 por causa do incentivo desses 450 mil vendedores de porta em porta.

A cerimônia de premiação será quarta-feira, em Brasília, com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad. O ministério é parceiro na premiação.

Os outros vencedores são: Projeto Educação ao Longo da Vida, da Escola Municipal Padre Agostinho Colli, em Cuiabá; Centro Regional de Jovens e Adultos, da Escola Municipal Prefeito José Linck, em Gravataí (RS); Projeto Guinada Pedagógica, da Escola São Vicente de Paula, em Triunfo (PE); e Uma Visão no Combate à Evasão Escolar, da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, em Gurupi (TO). Na categoria professor, os premiados são Regina Lúcia Silva de Magalhães, de Belo Horizonte, e Maria do Perpétuo Socorro Ramos Xavier, de Castanhal (PA).