Título: PT discute expulsão de Delúbio
Autor: Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 29/08/2005, Nacional, p. A6

Comissão de Ética decidirá até quarta-feira futuro de ex-tesoureiro

A Comissão de Ética do PT se reúne hoje para analisar o relatório sobre o ex-tesoureiro Delúbio Soares, protagonista da mais grave crise em 25 anos de história do partido. Até quarta-feira, a comissão deve recomendar a expulsão de Delúbio, a ser consumada pelo Diretório Nacional no encontro previsto para o próximo fim de semana. Desde o início do escândalo, o PT ainda não puniu nenhum dos filiados acusados. Vários integrantes do Campo Majoritário, que detém 60% dos cargos do diretório, tentam convencer Delúbio a seguir o ex-secretário-geral Sílvio Pereira, que deixou o PT por iniciativa própria, evitando o constrangimento da votação. "Mas ele resiste", contou um dirigente. "Diz que quer olhar nos olhos de cada um e ver quem vai votar."

Na mesma reunião o PT decidirá se abre processo na Comissão de Ética contra sete deputados que aparecem como beneficiários ou foram citados no esquema do publicitário Marcos Valério: João Paulo Cunha (SP), Professor Luizinho (SP), José Mentor (SP), Paulo Rocha (PA), João Magno (MG), Josias Gomes (BA) e José Dirceu (SP).

DÚVIDAS

A esquerda do partido tinha proposto suspensão sumária por 60 dias e abertura de processo na Comissão de Ética para os deputados citados nas denúncias. Mas a executiva preferiu mantê-los no partido e criar no dia 16 uma comissão especial de sindicância. A expectativa de que a comissão fosse recomendar punições foi frustrada. Seus integrantes - o tesoureiro José Pimentel, o segundo vice-presidente, Romênio Pereira, e Marlene Rocha - devem, no máximo, recomendar a abertura de processo disciplinar.

O trabalho da sindicância está está atrasado. Mas o secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, ao qual a comissão é vinculada, acredita que será possível concluir no prazo. "Não vejo dificuldade, se houver o mínimo de dedicação", disse ele. "A comissão não vai necessariamente fechar posição sobre punições, mas recomendar ações para a Comissão de Ética."

Provável candidato à presidência do PT pelo Campo Majoritário, no lugar de Tarso Genro - caso este confirme que desiste da disputa -, Berzoini diz que há provas para expulsar Delúbio, mas defende cautela nas ações contra os parlamentares. "Não quero entrar no clima de linchamento", explica.