Título: 8 mil candidatos para 450 vagas
Autor: Márcia De Chiara
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/08/2005, Economia & Negócios, p. B4

Carlos Alberto Leoni, ajudante de despachante aduaneiro de 38 anos, ouviu comentários no sábado pela manhã de que a fila para conseguir emprego no novo hipermercado Extra de São Vicente já tinha 500 pessoas. Ele largou tudo e foi para lá. "Tinha umas cem pessoas quando eu encostei." Ontem pela manhã, o sacrifício terminou: ele entrou na primeira turma para fazer o teste e logo depois soube que tinha sido aprovado e chamado para a segunda fase. Nem todos tiveram a mesma oportunidade. Eram mais de 8 mil candidatos; 3 mil receberam senha para fazer o teste e se candidatar a uma das 450 vagas oferecidas pelo nova filial do Extra, que começará a funcionar no final deste ano. Os salários variam entre R$ 470 e R$ 1.500 e os testes terminarão amanhã. Quem não recebeu a senha pôde entregar currículo até ontem, e os nomes ficarão em um banco de dados, aguardando vaga.

Cansado, olhos vermelhos pelas duas noites maldormidas, Leoni não escondia a tensão enquanto esperava o resultado do teste. "Valeu a pena", disse ele, 48 horas após ter entrado na fila. "No dia 9, estarei aqui de novo para a segunda etapa", informou, com a esperança de romper o ciclo de um ano e meio sem emprego.

A fila tomou conta de vários quarteirões, mas foram poucos os incidentes registrados nos dois dias de espera. "Houve casos de pessoas vendendo senhas ou tentando furar fila, e isso sempre provoca um pouco de tumulto", disse Herbert Passos Filho, presidente regional da Força Sindical, entidade responsável pela seleção dos funcionários para o Extra de São Vicente.