Título: 'Decadência ética' faz deputado deixar o PT
Autor: Guilherme Evelin
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/08/2005, Nacional, p. A4

Em nota na qual denuncia a "decadência moral e ética" do PT, o deputado André Costa (RJ) informou ontem que está deixando o partido - reduzindo a bancada na Câmara de 90 para 89 parlamentares. Ele havia assumido a vaga depois que Lindbergh Faria (PT-RJ) se elegeu prefeito de Nova Iguaçu (RJ) e assumiu no início do ano. Costa estava há dez anos no PT e pertencia à corrente Campo Majoritário. No entanto, a partir da eclosão da crise, no início de junho, aproximou-se do bloco de esquerda do PT.

"Quero estar do lado da sociedade. Ela não está mais ao lado do PT", afirmou. "O aparelhamento do partido, sob o rígido controle de uma oligarquia", prosseguiu, "tem produzido uma inaceitável corrupção de valores e práticas em detrimento da longa aspiração da militância petista pelo jogo democrático limpo".

Na nota, o deputado critica o governo, que teria se distanciado dos temas históricos defendidos pelo partido. Costa pretende filiar-se, até o próximo mês, a um partido de esquerda.

CRISTOVAM

O senador Christovam Buarque (PT-DF) disse ontem que vai sair do PT porque o presidente Lula não cumpriu os compromissos sociais assumidos na campanha eleitoral. Ele afirmou que sua decisão não decorre da crise atual: "Não estou decidindo isso por causa dos últimos eventos, que foram feitos por algumas pessoas. O PT é um partido sério e honesto." Mas em seguida atacou: "O governo não demonstrou um projeto nacional. Não tem idéias claras de como mudar o Brasil, mantendo a economia, mas mudando o social."

Ressaltando que tem mandato até 2010, Christovam disse que ainda não decidiu o futuro. "Se decidir ficar independente, não tem prazo", disse. Mas, se optar pela filiação a outra legenda, precisa ingressar até o fim de setembro. Indagado sobre a possibilidade de optar pelo PSOL, ele descartou: "Dificilmente, não me enquadro."