Título: Suplicy faz apelo público para Dirceu deixar chapa
Autor: Vera Rosa
Fonte: O Estado de São Paulo, 30/08/2005, Nacional, p. A5

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) fez ontem um apelo público para que o deputado José Dirceu se desligue da chapa inscrita pelo Campo Majoritário para disputar a eleição no partido, em 18 de setembro. Para Suplicy, o afastamento do ex-chefe da Casa Civil facilitará a pacificação interna do PT. "Faço essa recomendação a Dirceu. Seria um gesto de grandeza e generosidade do deputado, que assim poderia ainda se dedicar exclusivamente à sua defesa", afirmou Suplicy. O senador, que há tempos vive em confronto com Dirceu, foi excluído da chapa em maio por ter apoiado a criação da CPI dos Correios, contrariando orientação da bancada do PT. Hoje, Suplicy apóia a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio, da ala esquerda.

Para o senador, a saída de Dirceu poderia até mesmo ajudar o PT a construir uma candidatura única ao comando do PT. "Quem sabe pode haver um entendimento entre todos os candidatos, com a participação do presidente interino, Tarso Genro?", perguntou Suplicy.

A vice-líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), disse que a saída de Dirceu deverá ser consumada na sexta-feira, durante reunião do Campo Majoritário, em São Paulo. "A tendência é que ele se afaste", afirmou Ideli. "Eu já disse pessoalmente a ele, quando pediu minha opinião, que faça isso." A senadora afirmou não saber se o grupo também substituirá outros nomes da chapa, mas não descartou a hipótese.

Na avaliação de Ideli, a saída de Tarso Genro abriu espaço para Dirceu seguir o mesmo caminho. "O problema é que a discussão sobre a chapa foi feita pela imprensa e o ultimato impediu que as conversas avançassem. Se não fosse isso, teria havido chance de acordo", argumentou.