Título: Quanto mais atraente o e-mail, maior o perigo
Autor: Vannildo Mendes e João Unes
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2005, Metrópole, p. C3

-mails tentadores ou alarmistas são a isca usada por estelionatários virtuais para conseguir roubar senhas bancárias pela internet. Por isso, suspeite sempre de mensagens que ofereçam prêmios, vantagens, fotografias sensuais e outras propostas irresistíveis. Um dos golpes virtuais mais disseminados que chega por e-mail pede para que o internauta regularize sua situação no Serasa ou atualize seus dados, usando o nome de um banco. Preocupada, a vítima digita CPF, senha do banco ou outros dados pessoais num formulário. As informações são enviadas ao estelionatário pela internet, que poderá fazer os saques e transferências fraudulentas.

Outro método usado para roubar senhas bancárias são as páginas bancárias falsas. Primeiro, os estelionatários enviam e-mails falsos que induzem o internauta a gravar um arquivo no seu computador, explica o gerente de Engenharia da empresa de segurança na internet McAfee, José Antunes.

Mais tarde, quando a vítima digitar o site do banco, esse arquivo será redirecionado para uma página falsa, que não existe na internet, mas tem uma aparência idêntica ou semelhante à do site verdadeiro. Depois que a senha for digitada, a página dá erro e os dados são enviados para o estelionatário.

PROGRAMAS

Programas chamados de cavalos de Tróia ou trojan também podem ajudar os criminosos a obter senhas de internautas. A vítima recebe um arquivo aparentemente inofensivo e instala no computador um software que vai capturar os dados que ela digita no teclado quando entrar num site de banco.

"Por isso, nunca instale nenhum programa desconhecido no seu computador, mesmo que venha de um amigo", aconselha o especialista de segurança da empresa Symantec, Lúcio Costa. Além disso, não se deve clicar nos links que vêm nas mensagens de e-mail.

Outra dica é observar se há um ícone de cadeado no pé do site, antes de digitar a senha bancária. O símbolo indica que o site é seguro. Costa alerta que não basta ter firewall e antivírus no computador. "É preciso que ele esteja sempre atualizado, pois são criados vírus novos todos os dias", afirma.