Título: Preso bando que fraudava cheque e boletos bancários
Autor: Vannildo Mendes e João Unes
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2005, Metrópole, p. C3

RIO - Agentes da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), da Polícia Civil do Rio, deflagraram ontem uma operação para desarticular uma quadrilha que fraudava cheques administrativos e boletos bancários usados por empresas para pagar fornecedores. Alguns crimes eram cometidos com a ajuda da internet. O bando atuava no Rio e em São Paulo. Até ontem, 15 pessoas haviam sido presas. A Operação Robalo começou depois que a delegacia identificou os integrantes da quadrilha por meio de escutas telefônicas. Os criminosos obtinham cheques emitidos por empresas para pagar fornecedores e depositavam em contas de três companhias ligadas ao grupo. O fornecedor cobrava a dívida da empresa, que se queixava ao banco. Enquanto isso, os estelionatários davam sumiço no dinheiro. No fim, o prejuízo ficava com os bancos.

A quadrilha também interceptava boletos bancários emitidos por empresas para cobrar contratantes. Os códigos de barras dos boletos eram adulterados, algumas vezes com a ajuda de uma página da internet que tem um sistema de emissão de documentos de cobrança para pagamento online ou em banco. Com a alteração, o dinheiro era desviado para contas de laranjas ou integrantes do bando.

Foram expedidos 21 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão em casas e escritórios. Pelo menos sete foram cumpridos ontem no Rio e oito em São Paulo, onde a delegada Andrea Menezes, titular da DRCI, acompanhou as diligências com o apoio da polícia paulista.

Danielle Silveira da Cunha, presa no início da manhã em um condomínio de luxo da Barra da Tijuca, é apontada como uma das líderes do grupo. Um homem identificado apenas como Pier, seria o líder em São Paulo. Os policiais acreditam que funcionários da área financeira de empresas e de serviços de entrega colaboravam com a quadrilha.