Título: Revoltados com fiscalização, sacoleiros queimam 4 ônibus
Autor: Evandro Fadel
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2005, Metrópole, p. C8

CURITIBA - Sacoleiros revoltados com o rigor na fiscalização da Receita Federal para combater o contrabando atearam fogo ontem em quatro ônibus nas proximidades de Toledo, a 550 quilômetros de Curitiba, no oeste do Paraná. Dois veículos ficaram totalmente queimados, com as mercadorias que estavam neles. Os outros foram danificados de forma parcial. Até a tarde de ontem, a operação da Receita havia apreendido 22 ônibus. O volume e o valor das mercadorias que transportavam só serão conhecidos na próxima semana.

Segundo a Receita Federal, eram 5 horas quando fiscais perceberam um comboio com cerca de 50 ônibus deixando a BR-277 e pegando uma estrada secundária para fugir da fiscalização. Seis foram apreendidos pouco tempo depois.

Para rastrear os demais, a Receita acionou a Promotoria de Investigações Criminais, a Polícia Federal e as Polícias Rodoviárias. Até um helicóptero foi usado na operação. Seis foram interceptados no posto rodoviário de Santa Helena. Ali, os sacoleiros atear fogo em dois veículos, mas as chamas foram apagadas rapidamente.

Em seguida, a Receita recebeu informações de que um grupo estaria se dirigindo para Toledo pela PR-585. A Polícia Militar foi acionada e parou dez ônibus na entrada da cidade. Eles iriam para São Paulo e Minas. De acordo com o capitão Christian Guilherme Goldoni, cerca de 30 sacoleiros desceram e ofereceram dinheiro para serem liberados.

Como houve recusa, eles se enfureceram, pegaram garrafas com combustível e começaram a queimar quatro ônibus. Segundo o capitão, a intenção era desviar a atenção dos agentes e conseguir escapar com os outros veículos. Mas um atolou logo na saída e os outros cinco foram apreendidos adiante pelas equipes de reforço.

O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas conseguiu controlar o fogo em apenas dois dos ônibus. Vendo a confusão, 300 moradores da Vila São Francisco passaram a saquear os veículos, dando mais trabalho aos policiais. "Era uma cena de guerra", disse o capitão.

A situação só foi controlada por volta das 14 horas. Os ônibus apreendidos foram levados para a sede da Receita Federal em Cascavel. Eles devem ser encaminhados à Polícia Federal para instauração de inquérito.