Título: Morte da Velhinha de Taubaté deixa políticos desolados
Autor: João Domingos
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2005, Nacional, p. A8

BRASÍLIA - A morte da Velhinha de Taubaté levou tristeza aos políticos que ainda têm esperança de que o Brasil viva dias melhores. "Agora, nem ela. Era a última a acreditar", lamentou o senador Cristovam Buarque (PT-DF). "Prefiro a velhinha chocada e chorosa a um governo morto. É preciso ter alguém que acredite nas coisas, o último sopro da esperança. Por isso, ela é imortal", afirmou o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM). A morte da Velhinha de Taubaté, aos 90 anos, foi anunciada ontem pelo escritor Luis Fernando Verissimo. Ela havia se tornado uma celebridade nacional por ser a última que ainda acreditava no governo.

Na crônica publicada ontem Verissimo lembrou que o fenômeno tornou-se conhecido no governo do general João Baptista Figueiredo (1979/1985). Sua crença ingênua levou multidões a Taubaté e transformou a Velhinha numa das maiores atrações turísticas da cidade.

"Como ensinou São Francisco de Assis, a melhor maneira de homenagear os mortos que a gente admira é fazer o que eles fizeram. Então, a lição da Velhinha é a esperança de acreditar no que as pessoas dizem e prometem", disse o deputado Chico Alencar (PT-RJ), um dos 21 parlamentares petistas que se declararam independentes do governo.

CINZAS NO CONGRESSO

"Ela era de Taubaté, a terra de Monteiro Lobato e sua magia; em homenagem a ela devemos continuar a ter um lado infantil e ingênuo. Mas como há suspeita de que ela tenha se suicidado, que nossa pureza de alma não seja tão inocente assim", insistiu. "Ela era uma teimosa, mas durante 90 anos, botou fé. Sugiro que seja cremada, quem sabe a gente levando um pouquinho das cinzas dela ao Congresso não começa a converter alguns à franqueza", disse ainda Chico Alencar.

"Para mim, ela não resistiu a tanta decepção. Acreditou no PT por mais de 25 anos e torceu pelo presidente Lula", disse o senador Heráclito Fortes (PFL-PI). Heráclito tem a sua velhinha conselheira. É dona Maria do Carmo, que acompanha todas as notícias do Senado pelo rádio e pela TV. Quando vê alguma coisa com a qual não concorda, liga para o gabinete de Heráclito e diz para fulano ou sicrano parar de falar besteira.