Título: Vereadores protestam e tentam invadir Planalto
Autor: Mariângela Gallucci e Tânia Monteiro
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2005, Nacional, p. A8

BRASÍLIA - Cerca de 200 vereadores eleitos mas não empossados por força de decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tentaram ontem invadir o Palácio do Planalto. Policiais militares do Distrito Federal armados, munidos de escudos de proteção e conduzindo cães pastores alemães tiveram trabalho para proteger a entrada do palácio e a interromper o trânsito. Os manifestantes jogaram pedras contra os PMs, queimaram uma Constituição e chegaram ao pé da rampa de acesso ao Planalto, onde foram barrados e empurrados para o outro lado da rua, na Praça dos Três Poderes. Os vereadores gritavam palavras de ordem: "Lula é bandido, olê, olê, olê, olá."

Um pouco antes, o mesmo grupo fez arruaças na frente do Supremo Tribunal Federal (STF), que rejeitara ação proposta pelo PDT e PT contra resolução do TSE que reduziu 8 mil, em todo o País, o número de vereadores eleitos nas últimas eleições municipais, impedindo a posse deles.

PRÓ-LULA

Cerca de 8 mil manifestantes ligados à União Nacional dos Estudantes, Central Única dos Trabalhadores, Movimento dos Sem-Terra (MST) e outras entidades realizaram passeata no centro de Salvador para apoiar o presidente Lula e protestar contra a corrupção. Os manifestantes cantavam em coro "Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo".