Título: Na disputa por holofotes, comissões perdem foco
Autor: Eugênia Lopes, João Domingos e Gilse Guedes
Fonte: O Estado de São Paulo, 26/08/2005, Nacional, p. A13

BRASÍLIA - Transformaram-se em uma disputa por espaço e visibilidade os trabalhos das três principais CPIs. Sem se preocupar com o foco das investigações, as CPIs dos Correios, dos Bingos e do Mensalão dedicaram parte do dia de ontem a aprovar requerimentos de convocação praticamente iguais. Mais antiga das três, com quase três meses de funcionamento, a dos Correios acabou na lanterninha e seus integrantes irritados com os parlamentares da CPI do Mensalão, que aprovaram a quebra indiscriminada dos sigilos de 11 fundos de pensão e a convocação do doleiro Antonio Claramunt, o Toninho da Barcelona.

"Há hoje uma disputa de holofotes entre as CPIs", resumiu o presidente da Comissão dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS).

Para acabar com a concorrência, ele avisou que vai procurar o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os líderes partidários para tentar definir qual o foco de cada CPI. "Não podemos passar uma imagem de desordem que só vai atrapalhar as investigações e passar para a opinião pública que queremos fazer uma grande confusão para não se apurar nada", alertou. "O presidente do Senado vai ter de baixar uma regra para definir o que é de cada CPI porque senão é uma balbúrdia que pode estar sendo feita propositalmente. Não é possível que as três CPIs tenham o mesmo foco", disse o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR).

O líder do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), foi outro que reclamou da disputa entre as comissões. "Virou um show. Hoje (ontem) votei duas vezes pela quebra de sigilo dos fundos e a convocação do Toninho da Barcelona. Temos de fazer algo para parar essa marcha da insensatez", afirmou o senador, que integra a CPI dos Correios e a do Mensalão.

"É preciso termos a definição clara da competência de cada CPI", defendeu o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), que é membro da CPI dos Correios, mas circula nas reuniões das outras comissões para ver o que foi aprovado. ACM Neto e o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS), que também assiste às reuniões das outras CPIs, são acusados pelos governistas de "espionagem".

Os integrantes da CPI dos Correios resolveram recuperar o prejuízo e aprovaram às pressas a convocação de Toninho da Barcelona, mas somente depois que as comissões do Mensalão e dos Bingos já haviam resolvido chamar o doleiro para depor.

"O ambiente está inadministrável e se houver resultados diferentes será uma calamidade", sentenciou o senador Sérgio Guerra (PSDB-PE).