Título: Tornado atinge o Sul. E vem aí ciclone
Autor: Elder Ogliari
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2005, Metrópole, p. C1

A passagem de um tornado com ventos de até 110 quilômetros por hora arrastou casas e deixou 15 pessoas feridas, anteontem à noite, em Muitos Capões (RS), a 290 km de Porto Alegre. O Sul deve enfrentar mais problemas nos próximos dias, com a formação, na madrugada de hoje, de um ciclone extratropical, que trará chuva e ventos fortes. Mas antes mesmo do ciclone, outros 17 municípios gaúchos registraram prejuízos por causa do mau tempo, que também provocou problemas em Santa Catarina. O tornado de anteontem destruiu 22 casas em Muitos Capões e arrancou o telhado de 60. O fenômeno teve duração de apenas 1 minuto, segundo informações de moradores.

A prefeita Mara Barcellos disse que os prédios da Câmara Municipal, da garagem municipal, do banco Sicredi e do Clube União Capoense também foram parcialmente destruídos. A cidade passou o dia de ontem sem energia elétrica e telefone. O tornado foi seguido por forte chuva de granizo, o que agravou a situação dos pelo menos 300 desabrigados, o que equivale a 10% da população.

Segundo meteorologistas, o encontro de frentes frias com ar quente e instável pode formar tornados, ventos que giram em forma de cone. Ao contrário dos ciclones, cujo diâmetro pode alcançar até centenas de km, os tornados têm circunferência bem menor e se desfazem rapidamente.

Desde anteontem, os ventos e a chuva de granizo provocaram estragos em outros municípios do Rio Grande do Sul. Bagé, no sul, e Carazinho, no norte, tiveram casas destelhadas. A Defesa Civil calcula que o mau tempo tenha prejudicado 1.500 pessoas.

Em Santa Catarina, sete municípios ficaram sem energia elétrica, entre a madrugada e a manhã de ontem, por causa das fortes chuvas e da ventania. Árvores caíram e casas foram danificadas. A Defesa Civil está recomendando às pessoas que saiam de áreas de risco.

ALERTA

Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o ciclone que chegará na quinta-feira ao Sul será bastante intenso. Mas não há razão para a população entrar em pânico, de acordo com o meteorologista Roberto Pereira.

"A formação de ciclones no País é normal e ocorre toda vez que há o encontro entre duas massas de temperaturas diferentes", explicou Pereira. "Quanto maior a diferença de temperatura entre as duas massas, mais intenso é o fenômeno."