Título: Gabeira fala em derrubar Severino e baixo clero reage
Autor: Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2005, Nacional, p. A6

A ameaça do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) de iniciar um movimento pela destituição de Severino Cavalcanti (PP-PE) da presidência da Câmara, em função de suas posições sobre as CPIs, provocou uma reação dos colegas do baixo clero - que sempre apoiaram o polêmico deputado nordestino - e acabou em um espetáculo de pura baixaria. Gabeira acusou Severino de defender empresas que mantêm trabalho escravo e de se comportar de "maneira indigna" na presidência da Câmara; deputados do baixo clero sugeriram que Gabeira estava sob efeito de drogas. "Vossa Excelência está se comportando de maneira indigna. Não posso representar contra Vossa Excelência no Conselho de Ética porque sou um deputado isolado. Mas afirmo que Vossa Excelência está em contradição com o Brasil. A sua presença na presidência da Câmara é um desastre para o Brasil e para a imagem do País. Ou Vossa Excelência começa a ficar calado, ou vamos iniciar um movimento para derrubá-lo", disse Gabeira. Irritado, Severino retrucou: "Recolha-se à sua insignificância e não fique fazendo insinuações que só cabem para Vossa Excelência. Eu não as aceito." Mais tarde, Severino disse ainda: "Ele quer se afirmar como homem e não conseguiu se afirmar ainda."

Dois fiéis aliados de Severino entraram no debate para atacar Gabeira, conhecido por sua defesa de minorias e causas alternativas, como a descriminalização do uso de maconha.

"Não aceito que alguém use o microfone para tentar execrá-lo e desmoralizá-lo, principalmente quem defende a legalização dessa erva maldita e desgraçada", disparou o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), da bancada evangélica. "Parece inclusive que alguns gramas ou quilos de sementes da erva maldita, de sua propriedade, foram apreendidos num aeroporto. Respeito Sua Excelência na condição de parlamentar, mas não seus projetos indecentes, que vão contra os hábitos, a cultura, a moral e os bons costumes do cidadão brasileiro."

O deputado Agnaldo Muniz (PP-RO) acusou Gabeira de, indiretamente, ser aliado do crime organizado, por defender a legalização da maconha. "Quando uma pessoa faz uma declaração como essa, não se sabe se está lúcida e no exercício pleno da razão, porque existem substâncias que tiram a razão."