Título: Visa aposta no chip para crescer
Autor: Daniel Hessel Teich
Fonte: O Estado de São Paulo, 31/08/2005, Economia & Negócios, p. B17

A Visa, uma das principais bandeiras de cartões de crédito do mundo, pretende aumentar em até 66% a quantidade de cartões com chip no Brasil nos próximos 12 meses. Atualmente, 3,6 milhões de brasileiros usam esse tipo de cartão da empresa. A expectativa da Visa é chegar, no segundo semestre de 2006, a 6 milhões. O motivo para tanto otimismo é o crescimento no volume de transações realizadas nos últimos 12 meses com os cartões com chip registrados pela Visa. O aumento foi de 112%, um número assombroso, quando comparado ao crescimento de 28% nas transações dos cartões convencionais. Os primeiros testes experimentais de cartões com chip da Visa começaram em 1996. Em 1999, em parceria com o Bradesco, a empresa lançou o primeiro cartão de crédito com chip no País. Até agora, o produto ficou restrito a clientes de alta renda.

Segundo a Visa, cerca de 80% do total de cartões com chip é usado como cartão de crédito e 20% na modalidade débito. O potencial de crescimento está justamente nesse segmento. "São os clientes de renda mais baixa que começam a usar o novo cartão. O aumento também é decorrente de um número maior de terminais em operação nas lojas e de caixas automáticos", diz Eduardo Chedid, vice-presidente de Produtos da Visa do Brasil.

Outro fator que deve ajudar na popularização do cartão é a queda do seu custo. Quando foi lançado, cada cartão com chip custava cerca de US$ 11. Hoje, custa US$ 2. Antes importado da Espanha, o cartão é fabricado por seis empresas brasileiras. "O cartão de hoje tem uma capacidade de dados até 4 vezes maior que o de 5 anos atrás", diz Chedid. Segundo ele, o cartão é mais seguro que o de tarja magnética e pode ser utilizado offline, sem conexão telefônica. "Isso permite que até vendedores ambulantes, como os de cachorro-quente, possam utilizar o sistema."

Além da popularização do chip, a Visa quer crescer também na internet. A empresa lançará em breve no Brasil um sistema inovador de acompanhamento de compras feitas com seus cartões em lojas virtuais no exterior, como a Amazon Books. Por meio do novo serviço, ela oferece a garantia de que a encomenda seja entregue aqui no prazo acertado. O Brasil responde por US$ 800 milhões do total de US$ 1,8 bilhão das compras virtuais com o cartão na América Latina . A expectativa é que chegue a US$ 1 bilhão até o fim do ano. Para a Visa, o comércio eletrônico é estratégico, uma vez que 91% das transações mundiais são feitas com cartão. Desse total, 52% são realizadas com cartões da empresa.