Título: 'Vamos ter paciência, a verdade vai aparecer'
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/08/2005, Nacional, p. A4

BRASÍLIA - O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, foi repreendido em público pelo presidente Lula ao defender punição em dobro aos "amigos e parceiros" que mentiram, fizeram "coisa feia e suja" e não respeitaram a confiança do presidente. Em duro discurso, Ciro afirmou que, em meio à crise, uma minoria de opositores quer dividir o País, dar golpe e cometer crime. "É muito importante que o povo, especialmente o cearense, se coloque de ouvido aberto e coração atento", ressaltou. Ele não fez referências ao seu ex-secretário executivo Márcio Lacerda, que recebeu R$ 50 mil de Marcos Valério.

Após ouvir Ciro, o presidente pediu paciência, pois todos são inocentes até prova em contrário. "Quem vai julgar os culpados não é nenhum ministro nem o presidente da República. Vamos ter paciência. Aquilo que for mentira vai aparecer, o que for verdade vai aparecer."

"Nada de ficar incomodados mais do que já estamos, apenas torcer para que (os culpados) sejam punidos exemplarmente." Lula reafirmou que não tem a responsabilidade de julgar ou condenar os envolvidos em corrupção. "Como disse o Ciro, quem errou deve pagar. Mas não somos imperadores nem uma monarquia, somos uma república, o presidente apenas faz a parte que lhe cabe."

"Este país tem Congresso, Ministério Público, Poder Judiciário, vai conseguir se acertar e essa crise, um dia, vai terminar." O presidente disse que é preciso "torcer" para que quem cometeu delito pague pelo crime. "Seja do meu partido, seja dos outros partidos, seja do sindicato, ateu, católico ou evangélico, não importa, que tenha cometido delito, praticado malversação, essa pessoa tem que ser punida. No Brasil, as pessoas fazem coisas erradas porque sabem que não serão punidas e agora temos que provar que serão punidas."