Título: Prefeitura e CUT pagam ônibus e enchem a praça
Autor: Leonencio Nossa
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/08/2005, Nacional, p. A4

QUIXADÁ - A Central Única dos Trabalhadores (CUT) fretou dez ônibus para transportar os militantes petistas que fizeram coros pró-Lula em Quixadá. O prefeito da cidade, Ilário Marques (PT) - acusado pelo Ministério Público de distribuir enxovais e chuteiras em troca de votos na última eleição -, montou na rodoviária da cidade um Comitê em Defesa da Manutenção do Governo, onde camisetas e bonés foram vendidos a R$ 1 cada. A mobilização deu certo e levou mais de 3 mil pessoas ao galpão onde Lula discursou.

Um grupo de 20 estudantes de uma universidade de Fortaleza tentou estragar a festa. Um deles tinha a cabeça raspada para representar o publicitário Marcos Valério de Souza, operador do suposto mensalão. "Governo Lula, decepção, tira do povo pra botar no mensalão", gritavam manifestantes.

Outro grupo de estudantes, mais numeroso, reagiu: "Lula, guerreiro do povo brasileiro." No discurso de Lula, a platéia gritou "1, 2, 3, Lula outra vez".

Muito vaiado, o governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), só recebeu aplausos quando disse que estava ao lado de Lula. O presidente voltou ao ritmo de campanha: prometeu assistência odontológica e obras que serão "a salvação dos nordestinos", como a transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.