Título: Ministro teme que CPIs causem danos à economia
Autor: Christiane Samarco e Cida Fontes
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/08/2005, Nacional, p. A11

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Antonio Palocci, está apreensivo com eventuais reflexos que as CPIs possam ter no mercado, como aprofundar a briga do setor de telefonia e aumentar a crise com a quebra de sigilo bancário dos fundos de pensão. Ele manifestou a preocupação ontem a interlocutores e já é compartilhada pelos principais líderes do governo e da oposição. Os políticos estão preocupados com a falta de foco dos trabalhos das CPIs. Na segunda-feira, líderes do PFL e do PSDB vão se reunir para discutir a crise e as investigações. Ontem, o do PFL, senador José Agripino (RN) e o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) já falaram com o presidente da CPI dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), que de manhã conversou com Palocci.

O governo teme o que pode ocorrer no depoimento do dono do Banco Opportunity, Daniel Dantas, que vai falar à CPI dos Correios dia 14 e também foi convocado para a do Mensalão, mas sem data definida. A convocação foi considerada uma truculência por setores do PFL que revidaram convocando o presidente do Citigroup do Brasil, Gustavo Marin, que, com os fundos de pensão, briga na Justiça com o Opportunity pela Brasil Telecom.

O líder do governo, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), tentou evitar a convocação de Dantas. Mas outros setores do PT ainda acalentam a expectativa de trazer à tona irregularidades na privatização do setor de telefonia do governo Fernando Henrique Cardoso.