Título: Laboratório pode fazer acordo em alguns casos
Autor: Elisabeth Rosenthal
Fonte: O Estado de São Paulo, 27/08/2005, Vida&, p. A30

NOVA YORK - Com o número de processos relacionados ao Vioxx subindo vertiginosamente, a Merck pode avaliar a hipótese de oferecer acordos a reclamantes de alguns casos, sugeriu o conselheiro-geral da empresa, Kenneth C. Frazier. Anteriormente a Merck disse que planejava defender cada processo pessoal contra o Vioxx. Mas anteontem Frazier disse que a empresa consideraria acordos com as pessoas que tomaram o antiinflamatório por muito tempo e tiveram fatores de risco para doenças cardíacas. Quase 5 mil ações contra o Vioxx já foram impetradas e se espera que haja mais dezenas de milhares. Mas casos em que os acordos são possíveis representam apenas uma pequena fração de todos os processos.

Seus comentários apontam para uma mudança sutil, mas importante, na estratégia da Merck, embora ele negue que a empresa tenha mudado de posição. A possibilidade de acordo é muito importante para a Merck, por causa da perspectiva de que advogados abram muitos outros processos, se acreditarem que a Merck está disposta a resolver qualquer um deles.

Mas levar cada caso ao tribunal também tem riscos, como se viu no Texas (leia acima), no primeiro caso julgado do Vioxx.