Título: 'Ele é que quebrou o decoro', reage ex-ministro
Autor: Eugênia Lopes e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/09/2005, Nacional, p. A6

O ex-chefe da Casa Civil, deputado José Dirceu (PT-SP), afirmou ontem que o relator da CPI dos Correios, deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), quebrou o decoro parlamentar ao prometer apontá-lo como responsável por um amplo esquema de corrupção no governo. Acusado de ser o comandante de um esquema para pagamento de propina a deputados, Dirceu é que enfrenta processo de cassação por quebra de decoro parlamentar. Na noite de ontem, porém, ele inverteu a situação, com o argumento de que os comentários do relator caracterizam um "julgamento político e sumário". "Acho que Osmar Serraglio é que está quebrando o decoro parlamentar e abusando de suas prerrogativas", afirmou. O deputado mostrou inconformismo com as afirmações de Serraglio. Em várias entrevistas, o relator da CPI dos Correios disse que Dirceu montou um esquema que permitiu aos aliados do governo fazer indicações para empresas estatais, com o objetivo de arrecadar recursos para os partidos. Para o deputado, que hoje apresenta seu relatório, a situação de Dirceu é "muito complicada" e ele corre sério risco de perder o mandato.

"Quando uma pessoa fala, tem de apresentar provas. Qual é a prova que existe contra mim? Até hoje eu não vi", insistiu o ex-chefe da Casa Civil. Dirceu repetiu que nunca praticou "nenhum ilícito" e que tem enfrentado um processo político pelo que representa para o governo, o PT e a esquerda.

KAFKIANA

Dirceu afirmou ter estranhado a declaração de Serraglio, que na terça-feira foi taxativo: disse que "alguém da República" teve responsabilidade pelo mensalão. O comentário do relator, na avaliação de Dirceu, foi uma "coisa kafkiana". "Ele falou que havia um chefe de governo e um chefe de Estado. Concluiu que eu era chefe de governo e que, portanto, devo ser responsabilizado. Isso é um absurdo, uma coisa kafkiana, surreal", criticou. Para o ex-chefe da Casa Civil, Serraglio também extrapola ao dizer que seu relatório apontará 18 deputados envolvidos no esquema do mensalão. "Como ele pode encaminhar 18 deputados para o Conselho de Ética de maneira individual e monocrática?", perguntou. Dirceu afirmou que recorrerá até ao Supremo Tribunal Federal (STF) para provar sua inocência, caso seja cassado. "Se houver cassação será um ato político, porque nada existe contra mim", observou.