Título: Petistas do Campo atacam Berzoini por suas críticas à política econômica
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/09/2005, Nacional, p. A11

As declarações do novo candidato do Campo Majoritário à presidência do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), abriram uma nova crise dentro do grupo político, o mais significativo da sigla, com 60% das cadeiras do Diretório Nacional. Parlamentares com base na capital paulista reagiram mal às afirmações dele, que ao assumir a candidatura defendeu "outro foco" na política econômica do governo. A situação se agravou com a repercussão ontem da entrevista concedida ao Estado, na qual o atual secretário-geral petista reforça as críticas. "Quem participou dois anos e meio do governo não pode falar isso. É no mínimo uma indelicadeza. É cuspir no prato que comeu", reclamou o deputado estadual Cândido Vaccarezza.

Outros integrantes do Campo Majoritário também fizeram coro à reclamação. Estudam apresentar um manifesto contra Berzoini amanhã, durante a reunião do grupo político.

Vereadores do Campo, como Paulo Fiorilo e Antônio Donato, estudam ainda recomendar aos militantes de suas bases que não votem em Berzoini na eleição do próximo dia 18. Dos 77 mil filiados petistas aptos a votar na capital, eles acreditam estar ligados a 15 mil, que deixariam de escolher Berzoini. "A política econômica tem sido o pilar do governo Lula e ao criticá-la Berzoini repetiu o mesmo erro do Tarso (Genro, presidente interino do PT e ex-candidato à presidência da sigla)", disse Fiorilo