Título: Suposto mandante de chacina de fiscais em Unaí é libertado
Autor: Eduardo Kattah
Fonte: O Estado de São Paulo, 01/09/2005, Nacional, p. A14

O fazendeiro Norberto Mânica, acusado de ser um dos mandantes do assassinato de quatro funcionários do Ministério do Trabalho, em janeiro de 2004, foi libertado ontem. Após quase um ano preso, ele deixou a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. O fazendeiro foi beneficiado por um habeas-corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mânica é acusado, ao lado do irmão Antério Mânica, de planejar a chacina dos três auditores fiscais e um motorista da Delegacia Regional do Trabalho em Minas, em uma estrada na zona rural de Unaí, a 580 quilômetros da capital mineira.

Antério é prefeito de Unaí, eleito em 2004. Ele chegou a ser preso duas vezes mas obteve habeas-corpus e foi libertado em dezembro de 2004, um dia antes de ser diplomado prefeito,

Das nove pessoas denunciadas pelo crime, só os quatro apontados como executores, continuam detidos: Erinaldo de Vasconcelos Silva, Rogério Alan, William Gomes de Miranda e o sitiante Francisco Élder Pinheiro. "Com a soltura de Mânica, todos os mandantes apontados no inquérito estão em liberdade", lamentou o delegado regional do Trabalho em Minas, Carlos Calazans.