Título: Peregrinos xiitas foram socorridos por nadadores
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/09/2005, Internacional, p. A18

PÂNICO: Membros da equipe de natação iraquiana disseram ontem que se lançaram nas águas do Rio Tigre quarta-feira para socorrer os numerosos peregrinos xiitas que caíram na água durante uma onda de pânico na ponte Al-Aimah, na qual morreram 965 pessoas. "Eram 11h30 quando presenciamos a tragédia. Homens, mulheres e crianças se lançavam à água e pensamos que se tratasse de suicídio coletivo", disse um dos nadadores, Thaer Abdel Razzak, de 19 anos.

Vários nadadores se encontravam no clube de Al-Adamiya, bairro sunita perto do Rio Tigre, quando começou a correria. "Ouvimos gritos de pessoas em pânico, corremos para o Tigre e pulamos na água", declarou Razzak. "Quando toquei o fundo, senti corpos de homens, mulheres e crianças. Naquele momento não sabia por onde começar, mas agarrei rapidamente os sobreviventes mais jovens."

Razzak disse ter tirado nove crianças da água. Na borda do rio, os moradores locais socorriam as pessoas resgatadas. "O momento mais difícil foi quando ouvi um menino gritar o nome do pai no alto da ponte. Em seguida, o vi pulando na água atrás dele. Abandonei um corpo para ir em seu auxílio. Consegui salvá-lo."

Após cinco horas, o esgotamento extremo obrigou os nadadores a cessar os trabalhos de resgate.

Outro nadador, Sari Abdala, afirmou ter visto várias pessoas caindo sobre as pedras das margens do rio. "Alguns, que talvez não soubessem nadar, tentavam evitar a parte funda do rio, mas caíam sobre as pedras."