Título: Irritado com desgaste do PP, Delfim vai para PMDB
Autor:
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/09/2005, Nacional, p. A7

O desgaste causado pelo estilo polêmico de Severino Cavalcanti (PP-PE) na presidência da Câmara e pelas denúncias de que o presidente do PP, deputado Pedro Corrêa (PE), e o líder José Janene (PR) recebiam mensalão vai custar ao partido a perda de um de seus quadros mais ilustres. O deputado Delfim Netto (SP) deve filiar-se com pompa ao PMDB no dia 14. Um importante dirigente do PP diz que Delfim sai irritado com "a turma do mensalão", a quem acusa de tê-lo engambelado por três meses com a promessa de efetivá-lo na presidência do PP paulista. Segundo o dirigente, Corrêa o nomeou formalmente presidente da executiva provisória do partido, mas em vez de publicar a nomeação no Diário Oficial, para que tivesse valor legal, teria "dado sumiço" na ata da reunião.

Com a ata desaparecida, a regional continuou sob o comando do deputado Vadão Gomes (SP). Como o ex-prefeito Paulo Maluf - que, aliás, negocia sua ida para o PTB - não estruturara o PP, mantendo-se como presidente da comissão provisória, bastou um ato da direção nacional para trocá-lo por Gomes.

O problema é que os filiados de São Paulo, comandados por Delfim, acusam Gomes de ter negociado o apoio da regional ao PT e à reeleição de Marta Suplicy e não o aceitam mais. Um dirigente explica que Corrêa foi forçado a nomear Delfim sob pressão desses pepistas.

Severino tentou segurar Delfim no PP - ele já cogitara nomeá-lo ministro da Fazenda se assumisse o governo no caso de um impeachment do presidente Lula. Mas Delfim foi irredutível. Disse que foi vítima de "molecagem da turma do mensalão" por não aceitar que seu partido virasse "filial" do PT paulista. "Não tem mais diálogo, porque não acredito nesse pessoal e esse Corrêa não merece meu respeito", teria dito, segundo um correligionário.

Severino teria tentado também que seu velho amigo Pratini de Moraes voltasse ao PP, de onde saiu ainda em 2003. Ontem, porém, suas esperanças ruíram com a filiação do amigo ao PFL.