Título: PF vai indiciar Genoino, Delúbio, Valério e Duda
Autor: Sérgio Gobetti
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/09/2005, Nacional, p. A14

A Polícia Federal informou ontem que já tem elementos para indiciar por crime contra o sistema financeiro o ex-presidente do PT José Genoino, o ex-tesoureiro Delúbio Soares, o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza e o publicitário Duda Mendonça. Os quatro são suspeitos de fazer remessas ilegais de dinheiro para o exterior para movimentação de recursos do caixa 2 do partido. O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, alertou, porém, que o indiciamento agora seria precipitado, porque as investigações ainda estão em curso e não poderia ser feito sem autorização do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), que preside o inquérito do mensalão. "Seria inócuo, portanto, nulo de efeito", disse o procurador, por meio da assessoria.

Inconformado, Genoino anunciou que vai tomar medidas judiciais para impedir o indiciamento: "É açodada, prematura e espetaculosa qualquer cogitação sobre indiciamento."

O indiciamento é um ato formal que muda o suspeito da condição de investigado para a de acusado. Em situações normais, conforme o Ministério Público, essa atribuição é da polícia. Mas, quando a presidência do inquérito é assumida pelo juiz - no caso, o ministro do STF -, cabe a ele tomar todos os atos, podendo determinar diligências e indiciar.

DUSSELDORF

Ontem, o STF autorizou o Ministério da Justiça e a PF a rastrearem a movimentação do caixa 2 do PT nos Estados Unidos e em paraísos fiscais. As investigações começarão pela offshore Dusseldorf, que Duda confessou ter aberto nas Bahamas, a mando da direção do PT, para receber dívidas do partido na eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.

Em depoimento à CPI dos Correios, ele disse ter recebido R$ 10,5 milhões por esse meio.