Título: Ala define se Dirceu fica na chapa
Autor: Ana Paula Scinocca e Guilherme Evelin
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/09/2005, Nacional, p. A14

Principal grupo político do PT, o Campo Majoritário faz reunião hoje em São Paulo para decidir sobre a permanência do deputado José Dirceu na chapa concorrente na eleição interna da partido. O ex-ministro é esperado para o encontro. Dos 105 inscritos na chapa, 70%, na avaliação do secretário de Mobilização, Francisco Campos, querem a saída de Dirceu. Mas a presença do ex-chefe da Casa Civil pode mudar completamente o quadro, como admite o próprio Campos. "Se ele (Dirceu) aparecer e fizer sua defesa, não sei se alguém vai ter coragem de propor o afastamento." Ainda há quem aposte que após ter vencido queda de braço com o presidente interino do PT, Tarso Genro, Dirceu possa vir a renunciar à presença na chapa. Tarso abandou a disputa pelo comando do PT depois de não ter conseguido a saída do ex-ministro.

A reunião deve esquentar também por causa da resistência de um grupo de parlamentares do PT em São Paulo ao deputado Ricardo Berzoini (SP), escolhido como candidato depois da renúncia de Tarso.

As restrições a Berzoini partem sobretudo de um grupo ligado à ex-prefeita Marta Suplicy. Aliados de Marta suspeitam que Berzoini estaria "fechado" com a candidatura do senador Aloizio Mercadante ao governo paulista em 2006. A ex-prefeita também almeja o Palácio dos Bandeirantes. "Não fomos consultados sobre a escolha do Berzoini, que assumiu e nem sequer nos deu um telefonema", afirmou o líder do PT na Câmara Municipal, João Antônio.