Título: Dirceu avalia que não há novidade nas acusações
Autor: Rosa Costa e Lisandra Paraguassú
Fonte: O Estado de São Paulo, 02/09/2005, Nacional, p. A15

O ex-ministro da Casa Civil, deputado José Dirceu, afirmou que o depoimento de João Francisco Daniel na CPI dos Bingos "não teve nenhuma novidade em relação às acusações levianas e mentirosas que já havia feito em 2002". O irmão do prefeito assassinado de Santo André, Celso Daniel, acusou-o de receber o dinheiro supostamente pago por empresas de ônibus da cidade. Segundo Dirceu, João Francisco fez tais acusações inicialmente para desestabilizar a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva e agora estaria apenas as repetindo. "Por isso o estou processando por danos morais (ação que corre na Justiça de Santo André)." As acusações de que a campanha para reeleição da ex-prefeita Marta Suplicy, em 2004, teria recebido recursos do caixa 2 de Santo André foram negadas, em nota, pelo presidente do diretório municipal do PT, deputado estadual Ítalo Cardoso: "As receitas foram declaradas de forma transparente à Justiça Eleitoral."

O hoje chefe de Gabinete de Lula, Gilberto Carvalho, disse, em nota à imprensa, que "não são verdadeiras" as declarações do irmão de Celso Daniel. "Não afirmei a este senhor, em nenhum momento, que levei qualquer importância em dinheiro ao deputado federal José Dirceu, simplesmente porque nunca o fiz."

Apontado como um dos operadores do caixa 2, Klinger de Oliveira Souza, ex-secretário de Obras de Santo André, afirmou "nunca ter ouvido falar em arrecadação paralela". Para ele, o irmão do ex-prefeito sempre tentou, com as denúncias, proteger a empresa Expresso Guarará. "O João Francisco fez um lobby violento para que nós os ajudássemos, a ponto de constranger o Celso Daniel", disse. Também por meio de nota, o empresário Ronan Maria Pinto repudiou as acusações e diz que só foi envolvido por "contrariar interesses da concorrência, em especial da Família Gabrilli", dona da Guarará.