Título: Alencar deixa PL e ataca Costa Neto
Autor: Leonencio Nossa e Marcelo de Moraes
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2005, Nacional, p. A7

Depois de uma áspera conversa com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, o vice-presidente José Alencar anunciou ontem, com pesadas críticas, que deixará o PL. Explicou que se sentia 'aborrecido e desconfortável' diante da crise política, que atingiu em cheio o partido: 'A política é uma vida de doação, não é lugar para as pessoas se locupletarem e exercerem atividades ilícitas.' Citado no escândalo do mensalão, Costa Neto renunciou para não enfrentar processo no Conselho de Ética da Câmara. 'Quando saio por aí, fico desconfiado, vejo as pessoas me olhando de lado, de banda, como se eu tivesse cometido algum ilícito', comentou Alencar.

'Essa crise que se agravou tem me trazido grande contrariedade e desconforto, isso me levou a desligar do partido.' O vice-presidente negou que tenha pressa em se filiar a outra legenda para disputar a Presidência ou o governo de Minas em 2006, mas deixou um certo ar de suspense. 'Não sou candidato, mas amanhã é outro dia.'

Alencar afirmou, também, que não poderia aceitar a decisão do partido de rever seu apoio ao governo - aprovada na quarta-feira, em reunião da bancada liberal no Congresso. 'Isso não era possível, pois sou o vice-presidente.'

Esse, aliás, foi o único motivo alegado por Costa Neto para explicar o desligamento de Alencar: 'Essa decisão foi tomada por 40 votos contra um. Não poderia ficar contra a decisão da bancada. Então, afirmei que ele se sentisse liberado para deixar o partido se achasse melhor.'

A decisão de rever o apoio ao governo também pode custar a saída de Alfredo Nascimento do Ministério dos Transportes.

Nascimento vai conversar com o presidente do PL na segundafeira para discutir a sua situação nada confortável. 'O Alfredo Nascimento é quem decide o que quer fazer.

Porque não adianta a gente ficar criticando a política de juros desse governo e tendo todas as estradas do País arrebentadas', comentou Costa Neto.

HISTÓRICO

Desde o início da crise política provocada pelo escândalo do mensalão, Alencar não tem escondido sua insatisfação com o comando do PL.

Envolvido nas denúncias, Costa Neto acabou renunciando ao mandato de deputado, depois de admitir que o seu partido tinha recebido dinheiro do PT no esquema de caixa 2 montado com a ajuda do empresário Marcos Valério de Souza para financiar os custos da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva.

Na reunião de quarta-feira, o afastamento político do vicepresidente da cúpula do partido se consumou definitivamente. Alencar defendeu duas posições e foi derrotado pesadamente em ambas.

Na primeira, propôs a fusão do PL com PP e PTB. Foi derrotado por 40 votos contra 1. A segunda votação era pela revisão do apoio ao governo. Novamente, o placar foi de 40 a 1.