Título: Banco ABN Amro diz que enviou todos os dados
Autor: Eugênia Lopes e Luciana Nunes Leal
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2005, Nacional, p. A10

Listado pela CPI dos Correios entre os 15 estabelecimentos financeiros sonegadores de informações sobre pessoas que tiveram sigilo de conta quebrado, o Banco ABN Amro Real informou, por meio de nota, que enviou todos os dados requeridos dentro dos prazos. A direção do banco colocou à disposição da CPI o protocolo dos Correios com as datas das respostas enviadas para atender a cada um dos requerimentos. As respostas, segundo a nota, foram encaminhadas ao Banco Central, como manda a lei.

O ABN Amro Real, conforme informou sua assessoria, não tem responsabilidade sobre o tempo que o Banco Central levou para repassar os dados ao Congresso. Diz ainda a nota que o estabelecimento 'acredita no valor da transparência e da ética e, portanto, tem cumprido com suas obrigações, não possuindo quaisquer pendências relacionadas a solicitações da CPI'.

Na lista da CPI, o ABN Amro Real consta com nove pendências.

Após as explicações dos bancos listados, a CPI avaliará se houve negligência do Banco Central ou se a demora na remessa dos dados decorreu de omissão dos bancos ou de algum entrave burocrático. A mesma providência foi adotada em relação ao Banco do Brasil, também citado como campeão de sonegação de informações.

Entre outros, o ABN Amro Real diz ter enviado informações sobre o empresário Marcos Valério, o ex-funcionário dos Correios Mauricio Marinho (flagrado recebendo propina de R$ 3 mil), o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-secretário-geral do partido Silvio Pereira.