Título: Deputados suspeitos do PT ganham sobrevida
Autor: Ana Paula Scinocca e Mariana Caetano
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2005, Nacional, p. A14

Depois de enfrentar o pedido de cassação de seus mandatos feito pelas CPIs dos Correios e do Mensalão, os sete deputados federais petistas envolvidos no escândalo de caixa 2 e compra de apoio no Congresso ganharam sobrevida no partido. A comissão de sindicância criada na semana retrasada para decidir se eles devem ser processados não chegou a nenhuma conclusão. O parecer seria apresentado e votado hoje na reunião do Diretório Nacional do PT. "Seria um erro político muito grave submeter os deputados à Comissão de Ética", afirmou o deputado Paulo Rocha (PT-PA), na lista de acusados, ao lado de José Dirceu (SP), João Paulo Cunha (SP), Professor Luizinho (SP), José Mentor (SP), João Magno (MG) e Josias Gomes (BA). "É colocar nossa cabeça a prêmio, entregar de bandeja. Temos de esperar o que o Severino (Cavalcanti, presidente da Câmara) vai fazer."

Severino ainda precisa encaminhar ao Conselho de Ética da Câmara o pedido de 18 cassações apresentado ontem pelas duas CPIs. Só então os processos começam a tramitar. São fortes, no Congresso, as pressões, para conter as punições. O próprio Severino já se manifestou contra a pena de cassação para quem usou caixa 2. Na lógica dos implicados, as ações internas do PT podem influenciar, mesmo que indiretamente, o resultado do processo na Câmara. A tendência é que eles até mesmo sejam mantidos na chapa do Campo Majoritário que disputa as eleições internas do partido, em 18 de setembro. A permanência dos deputados, em especial a de Dirceu, motivou a desistência do presidente interino do PT, Tarso Genro, tentar a reeleição como representante do Campo.

Reunido ontem em São Paulo, o grupo que comanda a legenda discutiu, sem sucesso, o afastamento. A reunião entrou pela noite, sem uma decisão até o fechamento desta edição, mas um acordo era negociado para que os nomes fossem mantidos na chapa com a condição de que, na prática, não assumiriam suas vagas no Diretório em caso de vitória.

Na reunião de hoje, o Diretório Nacional deve aprovar parecer da Comissão de Ética que recomenda a expulsão do ex-tesoureiro Delúbio Soares. Deputados da esquerda petista pedirão ainda a suspensão sumária dos sete deputados mencionados no relatório das CPIs divulgado ontem e o envio de cada um dos casos para a Comissão de Ética do PT, mesmo sem a conclusão do relatório da comissão de sindicância.

O futuro de Ricardo Berzoini como substituto de Tarso também foi tema do debate. Grupos políticos ligados à ex-prefeita Marta Suplicy reclamaram do método de escolha de Berzoini e de suas críticas à política econômica do governo Lula. Chegaram a propor substitutos e a ameaçar liberar a militância para votar em branco ou no candidato da Articulação de Esquerda, Valter Pomar. Berzoini, porém, deixou a reunião no início da noite garantindo ter o apoio da maioria, e evitou confrontos sobre a composição da chapa.