Título: Miséria, falta de autoridade, instinto: surge o saqueador
Autor: David Gonzalez
Fonte: O Estado de São Paulo, 03/09/2005, Internacional, p. A18

Os psicólogos dizem que a falta de autoridade, as divisões raciais e sociais, a desestruturação nas redes sociais e o instinto natural para seguir o exemplo de outros em momentos de incerteza estão entre os fatores que fomentam a ruptura social como os saques, tiroteios e tumultos que têm irrompido na New Orleans devastada pela inundação. Normalmente, catástrofes como terremotos e incêndios aproximam as pessoas, com os que possuem mais ajudando os outros. "Não me lembro de ter visto algo como o que ocorre em New Orleans antes", disse Lee B. Clarke, um sociólogo da Rutgers University autor do livro a ser lançado Worst Cases (Os Piores Casos), uma história de calamidades. A própria escala e duração dos danos pressagiam mais conflito social, disse Clarke, "porque neste caso temos um monte de gente que já vive à beira da miséria e agora lhes foi tirado o pouco que tinham. E há uma perda da confiança em quem devia estar ajudando".

Certamente, alguns dos roubos e confrontos são um reflexo da luta pela sobrevivência. As pessoas estão buscando desordenadamente alimentos e água e estão se defendendo ou defendendo seus negócios quando ameaçados, dizem moradores e especialistas. Mas quando se vêem em situações fora do comum, muitas pessoas procuram orientação naqueles que os cercam para saber como se comportarem. As normas que restringem determinados atos, como "não arrombar uma loja e roubar um aparelho de TV de plasma", são deixadas de lado quando centenas de outras pessoas as estão ignorando.

A mentalidade de seguir o líder pode levar as pessoas a comportarem-se de forma anárquica. Em uma clássica experiência na Universidade de Princeton, alunos preencherem questionários numa sala que começou a se encher de fumaça. Quando sentados sozinhos na sala, quase todos os alunos saíram da sala para informar a formação da fumaça. Mas, quando sentados juntos com outros colegas, poucos saíram da sala.