Título: Na Igreja de São Francisco, fiéis refletem sobre o pecado
Autor: José Maria Mayrink
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/09/2005, Vida&, p. A28

A Igreja de São Francisco, no centro de São Paulo, é uma das poucas da cidade autorizadas a realizar confissões comunitárias. A absolvição coletiva é limitada, no entanto, à primeira sexta-feira de cada mês, dia consagrado ao Sagrado Coração de Jesus, sempre antes de uma das missas, rezadas às 9, 15 e 19 horas. "São celebrações penitenciais, em cerimônias paralitúrgicas que incluem uma reflexão sobre o pecado e um ato de arrependimento", informou o pároco, frei José Clemente.

A paróquia foi autorizada a fazer confissão comunitária por causa da grande afluência de devotos.

Anteontem à tarde, aproximadamente 300 pessoas encheram a igreja barroca do Largo de São Francisco para a "celebração penitencial", nome que os frades franciscanos dão à cerimônia.

Depois de uma meditação sobre um trecho do Evangelho, frei José Clemente convidou os fiéis a fazer uma revisão de vida, pedindo que cada um refletisse sobre seu comportamento em relação à família, à Igreja, ao próximo, a si mesmo e a Deus.

"Pequei, Senhor, misericórdia", cantou o coro de penitentes, antes de frei Clemente dar a absolvição coletiva.

Em seguida, ele e mais três frades impuseram as mãos sobre cada fiel que quisesse se aproximar do altar para receber a absolvição individual.

DE VÁRIOS LUGARES

"Foi uma cerimônia muito tocante", disse Cleonice Alves de Souza, que freqüenta a Comunidade Santa Edwiges, em Guarulhos, e entrou na Igreja de São Francisco para participar da confissão comunitária.

Já o especialista em multimídia Nilton Lopes saiu do Brooklin, aproveitando a hora de almoço no trabalho, para assistir à cerimônia. "Eu vim de Carapicuíba", informou o aposentado José Carlos Soares de Oliveira, catequista em sua paróquia, que também costuma ir à São Francisco para fazer a confissão individual.

Outro aposentado, Aristides Eduardo da Silva, que mora na Avenida 9 de Julho, participa das celebrações coletivas todos os meses. Para as confissões individuais, há frades disponíveis o dia inteiro, das 8h30 às 19 horas. Eles atendem os fiéis em três pequenas salas que proporcionam um contato mais pessoal do confessor com o penitente.

"A confissão individual é o último ombro que uma pessoa encontra no sofrimento em busca de uma palavra de conforto", disse frei José Clemente. Sempre há filas nos confessionários.