Título: Condutor causa 90% dos acidentes, diz especialista
Autor: Cleide Silva
Fonte: O Estado de São Paulo, 04/09/2005, Economia & Negócios, p. B6

O engenheiro Marcelo Bertocchi, de 32 anos, especialista em segurança no trânsito, lança este mês o primeiro livro brasileiro sobre o tema, com o título Segurança Veicular. Em 225 páginas, fala de ações preventivas e dos avanços da indústria, mas lembra que 90% dos acidentes são erros do condutor. Como o senhor dirige?

Defensivamente. Mantenho foco no trânsito e procuro me antecipar à reações de outros motoristas. É preciso não falar ao celular e não conversar com a pessoa ao lado, mesmo quando é a esposa e ela reclame.

O que o senhor observa?

A sinalização dos outros carros e, se vejo uma pessoa com comportamento agressivo no trânsito procuro ficar distante. Chuva, névoa e neblina são fatores que atrapalham. Dirigir à noite com certeza é mais perigoso que de dia. O álcool é outro problema. Em São Paulo, 43% das fatalidades têm relação com consumo de bebidas. O limite de consumo deve ser respeitado. A legislação permite no máximo 0,6 gramas, equivalente a 2 latas de cerveja. Também não é bom dirigir com sono.

Quais as orientações básicas aos motoristas?

A principal é respeitar os limites de velocidade. Outra é relativa à postura do motorista. Tem de estar confortável ao dirigir, com banco e cinto posicionados na altura certa, sem incomodar. Os braços não podem ficar muito esticados nem muito próximos em relação ao volante. O apoio de cabeça tem de estar ajustado, com o topo dele na altura mínima dos olhos. Manter distância adequada em relação aos pedais, pois, se a pessoa está muito longe do pedal, não conseguirá colocar toda a força na perna para frear.

Quanto da segurança depende da montadora e quanto do condutor?

Mundialmente, o valor conhecido é de que 90% das causas dos acidentes ocorrem devido à imprudência do motorista. Os outros 6% a 7% são por conta das condições climáticas e das vias e uma parcela pequena se deve a problemas de fabricação.