Título: Cresce interesse por brasileiros
Autor: Marina Faleiros
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/09/2005, Economia & Negócios, p. B5

Enquanto os brasileiros se esforçam para conhecer mais sobre alguns dos costumes da China, o Brasil também já está sendo olhado por outros países de forma diferente. Segundo Jeffrey Sheehan, vice-reitor para assuntos internacionais da Warthon School, uma das escolas de negócios mais importantes dos Estados Unidos, os americanos precisam ser humildes para aprenderem mais sobre o Brasil. "Aos poucos, os Estados Unidos começam a perceber que mudanças realmente podem acontecer. Temos de nos preparar para o futuro. Temos de ser mais flexíveis, porque somos ricos, mas acabamos ficando com preguiça de aprender sobre outras culturas e em 50 anos o mundo de oportunidades será outro", disse Sheehan, em entrevista ao Estado no fim de agosto, quando visitou o País.

Sheehan acredita que os executivos devem se voltar para o chamado BRIC - Brasil, Rússia, Índia e China -, países que deverão estar no topo da economia mundial em 50 anos, segundo pesquisa realizada pela consultoria financeira Goldman Sachs, em 2003.

"Estamos acostumados a ouvir apenas nomes como Bill Gates e Alan Greenspan, mas precisamos conhecer pessoas como Maurício Botelho e Pedro Malan, cujas decisões já afetam parte da economia global", afirma.

Para ele, o G7 é um grupo pequeno e precisa mudar de postura. "Se forem espertos, vão perceber para onde os investimentos já estão se direcionando." O Japão, por exemplo, diz, já tem grande parte de seus negócios instalados na China.

A China, por sua vez, cada vez mais amplia sua relação comercial com o Brasil. "Costumamos ler sobre empresas alemãs e francesas, mas agora o campo de trabalho está mudando."

Para se aproximar da realidade do BRIC, a Wharton está, inclusive, promovendo seminários em cada um dos países considerados do futuro. Em 2006, Sheehan espera atrair 400 ex-alunos da escola para um grande seminário no Rio, onde serão discutidas a economia e as oportunidades no Brasil.