Título: 'País não pode permitir manipulação da crise'
Autor: Odail Figueiredo
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/09/2005, Nacional, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o País não pode permitir que a crise política "seja manipulada por interesses menores e se alastre artificialmente". Em pronunciamento feito na TV por ocasião do Dia da Pátria, ele afirmou que a crise não mudará a política econômica e social do governo e manifestou sua confiança de que as atuais dificuldades políticas serão vencidas "pelo Congresso, pelo governo e pelo povo", com "a apuração cabal de todas as denúncias e com a punição rigorosa dos culpados".

No discurso, Lula reconheceu a importância do trabalho das CPIs, da Polícia Federal, do Ministério Público e da Justiça na apuração das denúncias de corrupção e afastou a possibilidade de qualquer acordo político para preservar pessoas ou grupos. "Nem eu nem vocês admitiremos qualquer contemporização, nenhum acordo subalterno. Doa a quem doer, sejam amigos ou adversários. O fundamental é que a verdade prevaleça e não haja impunidade."

Ele não disse quais seriam os "interesses menores" que querem manipular a crise e poderiam contaminar "de modo abusivo e desnecessário a vida nacional". Mas afirmou que fazia questão de "tranqüilizar as pessoas de bem e advertir os mal-intencionados que as turbulências políticas não vão tirar o governo do seu rumo". E insistiu: "A política econômica será mantida, a política social continuará sendo ampliada, a política externa seguirá seu curso e a vigilância ética será redobrada."

Para fazer um contraponto à crise, Lula voltou a recorrer aos bons números da economia. Disse que assumiu em meio a "uma profunda crise econômica e social" e recolocou "o País nos trilhos". Ele destacou a queda da inflação e o aumento das exportações e disse que o País voltou a crescer de modo sustentado, mas com uma diferença: "Desta vez o crescimento é para todos, com geração de empregos e distribuição de renda. O Brasil entrou definitivamente na rota do desenvolvimento. E nada nos desviará desse caminho."

Lula aproveitou sua fala para anunciar que este ano o País vai alcançar a auto-suficiência na produção de petróleo, o que o tornará menos vulnerável a crises internacionais. "Por isso, digo a vocês com toda a convicção: da mesma forma que soubemos vencer o desafio da crise econômica, e estamos vencendo o desafio da dívida social, saberemos superar - com coragem e serenidade - as atuais turbulências políticas", disse.