Título: MST reúne 500 em ato contra prisão de Rainha
Autor: José Maria Tomazela
Fonte: O Estado de São Paulo, 08/09/2005, Nacional, p. A9

A prisão do principal líder do Movimento dos Sem-Terra (MST) no Pontal do Paranapanema, José Rainha, aumentou o clima de tensão na região. Mais de 500 militantes protestaram ontem, durante o Grito dos Excluídos em Mirante do Paranapanema, onde Rainha foi detido anteontem à noite. Eles pediram sua libertação e o fim da "perseguição" ao MST.

A ordem de prisão foi dada pela juíza Adriana Nolasco da Silva. Também foi decretada a prisão do coordenador estadual do MST, Paulo Albuquerque, e dos líderes Márcio Barreto, Edna Torrioni e Manuel Messias Duda, que estão foragidos. São acusados de furto e danos na invasão da Fazenda Santa Cruz, em Mirante, em 15 de junho. O proprietário, Kasuioshi Kurata, disse que os invasores de matar bois, incendiar o pasto e furtar 5 mil metros de cercas. O inquérito ainda não foi concluído.

Ao ser preso, Rainha alegou que não tinha participado da invasão. Segundo testemunhas, ele estava em outra cidade. Hoje deve ser transferido da cadeia de Presidente Wenceslau para o Centro de Detenção de Caiuá. É sua terceira prisão em 3 anos. Em 2002, foi preso por porte ilegal de arma. Em 2003, foi detido após condenação em processo resultante da invasão da Fazenda Santa Maria.

Em Brasília, o coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, informou que a coordenação entrará hoje na Justiça com pedido de liberdade provisória para Rainha. Ele disse que também será pedido habeas-corpus para os outros líderes.