Título: Novo incêndio em Paris mata mais 15 pessoas: foi criminoso
Autor: Reali Júnior
Fonte: O Estado de São Paulo, 05/09/2005, Internacional, p. A14

PARIS - Um novo incêndio, o quarto nas últimas semanas no centro de Paris e seus subúrbios, causou a morte de mais 15 pessoas. E elevou a 63 o número de vítimas fatais, em sua maioria de origem africana. Outros 15 moradores do prédio de 18 andares de L'Hay- les- Roses, na região do Val de Marne, encontram-se em estado grave e 30 apresentam ferimentos mais leves. Os 300 moradores desse edifício foram transferidos e alojados num ginásio de esportes e num hotel da região.

A polícia francesa vinha atribuíndos os incêndios anteriores a causas acidentais, como o mau estado de conservação dos prédios. Mas parece não haver dúvidas quanto ao último, ocorrido na madrugada de ontem: foi provocado por de três jovens mulheres entre 16 e 18 anos. Elas foram detidas e estão sendo interrogadas.

Os policiais procuram saber se o fogo, no pátio de entrada do edifício, foi ateado por vingança ou por imprudência. Isso porque as três jovens moravam no imóvel, habitado em proporções mais ou menos iguais por franceses e africanos (todos em situação regular no país. Alguns desses africanos já têm filhos nascidos na França.

Os mortos morreram asfixiados ou intoxicados, e não queimados. O fogo foi controlado rapidamente pelos 164 bombeiros mobilizados. Mas uma densa fumaça negra e tóxica invadiu a escadaria e dependências do edifício, atingindo seus moradores. Muitos deles não conseguiram sair a tempo.

As manifestações das associações dos sem-teto de Paris têm advertindo para o estranho fato de a comunidade africana ter sido sempre a mais visada por tais atos. Muitos ativistas desfilaram com faixas mostrando preocupação: "Por que são sempre os negros e africanos as vítimas?"

Para agravar a quadro, na sexta feira, por ordem do ministro do Interior, Nicolas Sarkozy, dois imóveis do centro de Paris foram desocupados à força pela polícia. A alegação foi a de que constituíam um perigo para seus moradores em razão de seu mau estado de conservação. Sarkozy tentou explicar sua posição dizendo que procurou evitar "futuros acidentes".

No incêndio de ontem, uma família inteira de origem africana - o pai, a mãe e os nove filhos - morreu asfixiada pela fumaça.